Liderada pelo dedicado William Caetano, Expansão Brasil é o nome de mais uma das 5 novas Unidades de Negócios da Polar, apresentadas em sua reestruturação organizacional para 2024.
William compartilhou conosco um pouco da sua história e explicou como será esse novo desafio em sua jornada, acompanhe:
Conte um pouco da sua jornada profissional. Qual foi o caminho percorrido até a Polar?
“Sou formado em Engenharia de controle e automação e sempre tive vontade de trabalhar no ramo de óleo e gás. Tive a oportunidade de fazer estágios em empresas da área e um intercâmbio para Portugal, ainda durante meu período da graduação, o que me fez desenvolver habilidades, como o inglês, pelo grande contato com pessoas de vários lugares do mundo que tive na cidade. Já formado, tentei algumas oportunidades fora do Brasil, retornei e consegui uma vaga na Polar em dezembro 2019.”
E durante esses 4 anos, como atuou?
“Comecei em 2019 como Analista de Orçamentos e tive treinamento no balcão da loja, aprendi sobre produtos, como lidar com clientes e a fazer propostas. Logo veio a pandemia e a Polar entrou em home office, durante 1 ano e meio trabalhei com dedicação nas vendas.
Logo no primeiro ano pós pandemia a Polar se dividiu em 3 unidades de negócio, fiquei totalmente dedicado à BU Polar International, o que foi muito proveitoso, pois conseguimos impulsionar a Polar Europe junto com o CEO Evandro Esteves, e o gerente técnico, Alasdair. Depois de 6 meses eu já atuava no desenvolvimento de negócios, visitando clientes, especificando produtos.”
Quais habilidades você acredita que fizeram a diferença nesses 4 anos para seu desenvolvimento?
“Acredito que tive que me adaptar muito, sempre com um perfil muito proativo em todas as posições que ocupei. Não deixar um probleminha virar um problemão, resolvendo de maneira ágil e dinâmica. Saber ouvir e aprender com o time, cada um tem um ensinamento, principalmente na parte técnica. O trabalho com foco no atendimento da necessidade do cliente foi um diferencial.”
Como foi para você receber a notícia da nova gerência?
“Muito boa. Abraço essa nova fase deixando a antiga atuação, que era predominantemente no mercado Offshore. Porém, identifico um desafio com grande potencial para a Polar.”
Como está sendo essa mudança do International para o Expansão Brasil?
“Estamos lidando com novos clientes, novos fornecedores. Os vendedores são os mesmos, mas com outra pegada, aprendendo a fazer proposta e vender para outros segmentos da indústria.”
Qual será a Atuação da Expansão Brasil?
“BU abrangerá todos os setores da economia brasileira, exceto o Offshore e Naval, os quais pertencem a BU Marine & Offshore de Rodrigo Almeida. A Expansão Brasil está focada em compreender as necessidades variadas dos mercados brasileiros e novos clientes. O compromisso é claro: prestar atendimento excepcional e fornecer produtos de qualidade, garantindo eficiência operacional e satisfação.”
Existem planos para aprimorar a equipe?
“Temos muitos planos de desenvolvimento interno, treinamento e contratação. Para essa BU ter a capacidade de olhar com mais atenção para indústrias metalurgicas, químicas, automobilísticas, siderúrgicas ou agropecuária. Sempre no seguimento da elétrica e de produtos Ex.”
A abordagem centrada no cliente e compartilhamento de boas práticas e conhecimentos serão as chaves para o sucesso. Estamos entusiasmados com esse novo capítulo e confiantes de que a liderança da Expansão Brasil a impulsionará para patamares mais elevados.