Webinar Ex Módulo 4: Perguntas e Respostas – Parte 2

Pergunta:

Em relação a “detectores 4 gases” para espaços confinados, qual o nível de proteção (EPL) indicado?

Resposta:

A especificação do nível de proteção (EPL) a ser proporcionado por equipamentos “Ex” portáteis, pessoais ou transportáveis é de responsabilidade do usuário do equipamento.

É necessário que os equipamentos transportáveis, portáteis e pessoais atendam aos requisitos do local em que os equipamentos possam ser utilizados que necessitem de um EPL mais elevado. Similarmente, é recomendado que o GRUPO do equipamento e a CLASSE DE TEMPERATURA sejam apropriados para todos os gases inflamáveis e poeiras combustíveis para os locais que os equipamentos possam ser utilizados.

Desta forma, os equipamentos “Ex” portáteis, pessoais ou transportáveis devem ser especificados para as características de Zona, Grupo e Classe de Temperatura mais rigorosos, apresentados pelos locais para onde possam ser transportados ou utilizados.

Devido à necessidade e da elevada flexibilidade de utilização, equipamentos transportáveis, portáteis ou pessoais podem ser utilizados em diferentes áreas classificadas, de diferentes Zonas, Grupos e Classes de Temperatura.

Equipamentos “Ex” portáteis, pessoais ou transportáveis que proporcionem um EPL mais baixo não podem ser transportados ou utilizados para o interior de uma área que requeriam um EPL mais elevado, a menos que seja protegido de outra forma, como por exemplo uma permissão de trabalho que inclua a monitoração da ausência de atmosfera explosiva (área livre de gases inflamáveis).

No caso de ambientes confinados, deve ser verificado, para cada caso, qual o tipo de Zona existente (Zona 0, Zona 1, Zona 2, Zona 20, Zona 21 ou Zona 22 ou área não classificada), de forma a verificar o EPL requerido pelos equipamentos “Ex” portáteis, pessoais ou transportáveis a serem adquiridos.

Os detalhes sobre os critérios de seleção de equipamentos “Ex” elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações em áreas classificadas (inclusive equipamentos portáteis, pessoais ou transportáveis) a serem instalados ou utilizados em áreas classificadas, contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis,  estão especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 – Atmosferas explosivas – Parte 14 – Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas.

 

Pergunta:

No aspecto construtivo, o que diferencia um equipamento tipo Ex “t”, e por que ele não é recomendando para EPL G?

Resposta:

Os equipamentos com tipo de proteção Ex “t” são avaliados, ensaiados e certificados com base em seus requisitos de grau de proteção, resistência a impactos mecânicos, resistência a ciclos térmicos e outros requisitos técnicos de forma a assegurar que não permitam o ingresso da poeira combustível em seu interior e que a sua temperatura de superfície esteja definida, de forma a possibilitar a sua avaliação de utilização ou não, dependendo da poeira combustível presente no local da instalação pretendida e da respectiva temperatura de ignição.

Existem critérios para a seleção da temperatura máxima de superfície de equipamentos Ex “t”, de acordo com a temperatura de ignição da poeira combustível estar na forma de camada ou de nuvem, de acordo com a Norma ABNT NBR IEC 60079-14: TMAX = T5 mm – 75 °C (camada de poeira). TMAX = 2/3 TCL (nuvem de poeira / Cloud).

Para serem instalado em áreas classificadas contendo gases inflamáveis (Grupo II), onde são requeridos equipamentos “Ex” que proporcionem EPL Ga, Gb ou Gc, os equipamentos devem possuir tipos de proteção “Ex” adequados, como 2-WISE, Ex “i”, Ex “e”, Ex “p”, Ex “m” ou Ex “o”.

Um equipamento que tenha sido certificado somente com o tipo de proteção Ex “t” é adequado somente para instalação em áreas classificadas do Grupo III, que requerem equipamento com EPL Da, Db ou Dc.

Um equipamento Ex “ta”, Ex “tb” ou Ex “tc” pode também ser certificado com outros tipos de proteção “Ex” para gases inflamáveis, caso atenda aos requisitos de avaliação, ensaios e certificação aplicáveis, indicados nas respectivas Norma Técnicas Brasileiras adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079.

São disponíveis no mercado diversos equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações e mecânicos “Ex” que possuam marcação com diversos tipos de proteção “Ex” que proporcionam EPL para gases (G), para poeiras (D) ou para minas subterrâneas de carvão (M).

Os detalhes sobre o projeto, fabricação, avaliação, ensaios e certificação de equipamentos com tipo de proteção Ex “t”, a serem instalados ou utilizados em áreas classificadas contendo poeiras combustíveis estão especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-31 – Atmosferas explosivas – Parte 31 – Proteção de equipamentos contra ignição de poeira por invólucros “t”.

 

Pergunta:

Equipamentos “Ex” certificados, antes da criação do conceito de EPL, necessitam ser atualizados ou podem ser alocados conforme o tipo de proteção “Ex” como antigamente?

Resposta:

Os equipamentos “Ex” devem ter sido especificados e instalados de acordo com as normas técnicas aplicáveis na época de elaboração do projeto e da montagem.

Existem normas técnicas brasileiras sobre equipamentos e instalação em áreas classificadas, desde a década de 1960. Assim como  existem refinarias, no Brasil, instaladas desde a década de 1930, quando sequer havia normas técnicas brasileiras sobre o assunto. Nestes casos, os equipamentos “Ex” instalados devem ser avaliados de acordo com os requisitos especificados nas normas técnicas que foram consideradas no projeto, seleção e montagem, existentes na época dos respectivos empreendimentos.

O conceito de EPL foi introduzido nas Normas Técnicas internacionais da IEC e nas respectivas normas técnicas brasileiras da Série ABNT NBR IEC 60079, em meados dos anos 2000. Desde aquela época, os produtos “Ex” passaram a incorporar a marcação de EPL e a Norma ABNT NBR IEC 60079-14 passou a incorporar o critério de seleção de equipamentos “Ex” de acordo com o EPL proporcionado (EPL Ma, Mb, Ga, Gb, Gc, Da, Db ou Dc).

Antes daquela época, no século passado, os requisitos de seleção de equipamentos “Ex” se baseavam na Zona do local da instalação (Zona 0, Zona 1, Zona 2, Zona 20, Zona 21 ou Zona 22 ou área não classificada), e nos tipos de proteção “Ex” aplicáveis, disponíveis no mercado na época, de acordo com as limitações de tecnologia existente na ocasião. Aqueles produtos “Ex” existentes não necessitam ser “reavaliados” ou “substituídos”, de acordo com os atuais requisitos das normas técnicas atuais.

No presente momento, os detalhes sobre os critérios de seleção de equipamentos “Ex” elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações em áreas classificadas (inclusive critérios de seleção de equipamentos com base no EPL proporcionado) a serem instalados ou utilizados em áreas classificadas, contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis,  estão especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 – Atmosferas explosivas – Parte 14 – Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas.

 

Pergunta:

Centros de distribuição de combustíveis podem utilizar o tipo de proteção 2-WISE ou é necessário, por norma, a aplicação de avaliação de risco, se pertinente?

Resposta:

Os tipos de proteção “Ex” a serem especificados para a seleção de equipamentos elétricos, de instrumentação, de automação, de telecomunicações “Ex” devem estar de acordo com os critérios indicados na Norma ABNT NBR IEC 60079-14, que abrange os serviços de projeto, seleção e montagem de instalações em atmosferas explosivas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis.

Equipamentos com tipo de proteção 2-WISE (Ethernet intrinsecamente segura a dois fios) são fabricados com base nos requisitos do tipo de proteção por segurança intrínseca. A respectiva Norma Brasileira ABNT IEC TS 60079-47 se encontra pronta, estando no presente momento (07/2021), fase final de Consulta Pública pela ABNT e deve ser publicada até o final deste ano.

Equipamentos “Ex” com este tipo de proteção 2-WISE podem ser instalados caso possuam certificação de conformidade de acordo com os requisitos legais vigentes. Os critérios de seleção de equipamentos “Ex” 2-WISE estão especificados na Norma Brasileira ABNT IEC TS 60079-47 e serão incluídos na próxima edição da Norma Técnica Brasileira ABNT NBR IEC 60079-14. A respectiva norma técnica internacional IEC 60079-14 está sendo atualizada, incorporando, dentre outras diversas atualizações, os requisitos do 2-WISE.

Os detalhes sobre os critérios de seleção de equipamentos “Ex” elétricos, de instrumentação, de automação e de telecomunicações em áreas classificadas (inclusive critérios de seleção de equipamentos intrinsecamente seguros) a serem instalados ou utilizados em áreas classificadas contendo gases inflamáveis ou poeiras combustíveis estão especificados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 – Atmosferas explosivas – Parte 14 – Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas.

 

Respostas às perguntas feitas pelos participantes no Webinar “Ex” – Módulo 4 – Seleção de equipamentos “Ex” de acordo com a classificação de áreas e Grau de proteção proporcionado pelos invólucros (Códigos IP), realizado no dia 15/07/2021.

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?