Publicação da Nova Edição da Norma Técnica Brasileira sobre Atmosferas Explosivas

Foi publicada pela ABNT em 16 de dezembro de 2019, a nova edição da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-15 – Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção de equipamento por tipo de proteção “n”.

Esta Parte da ABNT NBR IEC 60079 especifica os requisitos para projeto, fabricação, ensaios e marcação para equipamentos elétricos do Grupo II com tipo de proteção “n”, que incluem; dispositivos selados “nC”, hermeticamente selados “nC”, componentes não acendíveis “nC” e invólucros com respiração restrita “nR”, previstos para serem utilizados em atmosferas explosivas de gases inflamáveis.

Esta Parte da ABNT NBR IEC 60079 é aplicável aos equipamentos elétricos em que a tensão nominal não exceda 15 kV c.a. eficaz ou c.c., incluindo produtos “Ex” que possuem tensão de trabalho interna que exceda 15 kV, por exemplo, starters para luminárias com lâmpadas HID.

Dentre as principais alterações técnicas que foram implantadas nesta nova edição em relação à edição anterior (2012) podem ser destacadas as seguintes:

  • Os equipamentos de comutação encapsulados anteriormente designados com tipo de proteção Ex “nC” são agora denominados com tipo de proteção Ex “dc”, sendo que os requisitos constam na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-1:2016.
  • O tipo de proteção Ex “nA” é agora denominado como o tipo de proteção Ex “ec”, sendo que os requisitos para Ex “ec” constam na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-7:2018.

A Comissão de Estudo CE 003:031.003 do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI), responsável pela elaboração e adoção desta Norma Técnica Brasileira, acompanhou, em nome do Brazil National Committee of the IEC todo o processo de elaboração, comentários, atualização, votação, aprovação e publicação da respectiva Norma internacional IEC 60079-29-3.

Esta Comissão de Estudo contou com a participação de profissionais envolvidos com equipamentos e instalações em atmosferas explosivas, representantes das seguintes empresas: LMP CERTIFICAÇÕES, NCC CERTIFICAÇÕES DO BRASIL, PETROBRAS, SEW EURODRIVE, STEUTE, TRAMONTINA, UL DO BRASIL e WEG, além de Consultores independentes.

As Normas Técnicas Brasileiras adotadas das Séries ABNT NBR IEC 60079 (Atmosferas explosivas) e ABNT NBR ISO/IEC 80079 (Equipamentos mecânicos “Ex”) elaboradas pelas Comissões de Estudo do Subcomitê SCB 003:031 da ABNT/CB-003 (COBEI) são idênticas, em termos de conteúdo técnico, estrutura e redação, sem desvios técnicos nacionais em relação às respectivas normas internacionais da IEC, de acordo com requisitos especificados na ABNT DIRETIVA 3 – Adoção de documentos técnicos internacionais.

Seguindo a tendência e a convergência normativa mundial dos países membros da IEC, incluindo o Brasil, as Normas Técnicas nacionais que envolvem os processos de avaliação da conformidade de empresas de prestação de serviços “Ex”, de competências pessoais “Ex” e de equipamentos elétricos e mecânicos “Ex” são Normas adotadas, idênticas às respectivas normas internacionais da IEC.

Esta política de normalização tem por objetivo harmonizar as Normas Nacionais com a Normalização internacional, de forma a padronizar os procedimentos de projeto, fabricação, ensaios, marcação, avaliação da conformidade, instalação, inspeção, manutenção, reparos, recuperação de equipamentos e competências pessoais “Ex”.

Ações como estas contribuem para a integração dos fabricantes, laboratórios de ensaios, empresas usuárias, organismos de certificação de produtos e de pessoas e provedores de treinamentos brasileiros com o mercado e a comunidade internacional “Ex”, bem como para a elevação dos níveis de segurança, saúde, meio ambiente, avaliação de risco, ensaios, qualidade, desempenho, confiabilidade, procedimentos de execução de serviços e competências pessoais relacionados com as instalações nacionais “Ex”.

Mais informações sobre a Norma Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-15 estão disponíveis no Catálogo da ABNT.

Fonte: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=433069

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?