Choque elétrico aparece como o acidente de origem elétrica mais frequente

Choque elétrico aparece como o acidente de origem elétrica mais frequente

16 de novembro, 2018

 

No Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2018 – ano base 2017 – da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) o choque elétrico aparece como o acidente de origem elétrica mais frequente, conforme mostram os gráficos a seguir:

 

 

Nota-se que os acidentes por choques elétricos ocorrem quase duas vezes mais que os acidentes gerados por curtos-circuitos e cerca de três vezes mais que os decorrentes de descargas atmosféricas.

Em relação aos acidentes ocorridos por choques elétricos, de 1.387 acidentes registrados, 74% foram fatais, levando as vítimas à óbito. A figura abaixo ilustra a proporcionalidade entre os acidentes com choque elétrico. Os dados apontam que basicamente três em cada quatro trabalhadores acidentados morrem

 

 

De acordo com a análise do último ano (2017), os jovens adultos são os que mais se acidentam com eletricidade, 50% dos acidentes fatais aconteceram com jovens entre 21 e 40 anos. Para muitos a razão desses números passa pela falta de informação e desconhecimento dos riscos. A figura abaixo apresenta tais resultados.

 

 

Com esses resultados apresentados, fica clara a necessidade de profissionais de segurança e saúde no trabalho nas atividades que envolvem eletricidade. Este é o primeiro passo para diminuir os índices de mortes por choque elétrico.Além disso, os colaboradores também devem tomar cuidade ao realizarem suas atividade em locas de perigo, sempre utilizando os equipamento adequados.

 

Saiba mais sobre o choque elétrico em: https://www.youtube.com/watch?v=5c3fgRLsfsk

 

Fonte da informação:

NOGUEIRA, JOYCE; PAIVA, DE RODRIGO. Tipologia dos acidentes elétricos no Brasil. Disponível em: https://www.osetoreletrico.com.br/tipologia-dos-acidentes-eletricos-no-brasil/

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?