Testando o “Wireless X” com Ponto de Acesso Aruba “AP-318”
Como líder do setor em soluções de rede Wireless, a Aruba Networks fornece o hardware e o software necessários para fornecer as redes de alto desempenho necessárias em grandes empresas. Para levar essas soluções em Áreas Classificadas, a Aruba Networks conta com seus Parceiros de Iniciativa Tecnologia ArubaEdge, ao qual a BARTEC PIXAVI é parte de Parceria.
A Aruba Networks concluiu recentemente os testes do Wireless X da BARTEC PIXAVI: um Invólucro transparente de Fibra de Alta resistência para Área Classificada Zona 1 ATEX / IECEx/ INMETRO aplicável em tecnologia Wireless. Uma das muitas vantagens do “Wireless X” é a capacidade de fornecer conectividade sem fio em Áreas Classificadas sem o uso de antenas externas (ou seja, antenas montadas na parte externa de um gabinete).
Uma pergunta ou preocupação comum que os clientes têm quando consideram o Wireless X; como o gabinete Wireless X afeta os sinais de RF do dispositivo?
Naturalmente, essa pergunta foi o foco principal do teste da Aruba Networks. A conclusão deles foi:
“A tampa não gera deficiências importantes ao sinal RF, o maior impacto do SNR é observado principalmente na faixa de 2,4 Ghz, obtendo o 2,4 Ghz melhor resultado sem a tampa de cobertura “Ex” neste ambiente de teste”
Em outras palavras, o teste mostra que o maior variação nos sinais de RF é uma melhoria na banda de 2,4 GHz. O impacto no SNR (Signal-to-Noise-Ratio) traduzindo em “relação sinal / ruído” na faixa de 5 GHz é pequeno o suficiente para ser comparável à variação somente de posicionamento do cliente (ou seja, o dispositivo capta perfeitamente o sinal do Ponto de Acesso (AP – Access Point).
Como pode ser visto nas plotagens SNR acima (com e sem domo), a cobertura não é afetada pelo domo. Isso significa que, ao considerar a cobertura e o alcance, é necessário considerar apenas o desempenho do dispositivo colocado no gabinete do Wireless X (além, é claro, do layout das áreas classificadas e das possíveis fontes de interferência).
Para esta combinação específica de equipamentos (veja abaixo a lista de equipamentos usados no teste), o relatório de teste indica o seguinte para cobertura:
“Um Exemplo de orientação de projeto com 100 m de raio de cobertura seria recomendada aqui para cobertura, dependendo do SNR do cliente necessário. Outro exemplo é que se o SNR do cliente exigir -65dB a 5Ghz, esse raio poderá ser redimensionado para 75m.”
Equipamento de teste:
O teste foi realizado usando o seguinte equipamento (clique nos links para obter mais informações sobre o equipamento):
- Wireless X (versão em alumínio)
www.bartecmobility.com/product/wireless-x-explosion-proof-atex-wifi-access-point
- Aruba AP-318
www.arubanetworks.com/products/networking/access-points/318-series
- Aruba ANT-22 (selecionado devido ao seu tamanho compacto)
www.arubanetworks.com/assets/ds/DS_AP-ANT-22.pdf
Detalhes sobre Testes de Qualidade de Sinal X Localização de Pontos (85m)
Abaixo ainda detalhamos os gráficos de Qualidade de Sinal em SNR e MBPS X Pontos de Localização.
Assegurando a qualidade de Sinal do Involucro Bartec mesmo com a utilização de antenas internas (alternativa técnica) facilitando a instalação, operação e manutenção!
Em Resumo detalhamos que o Report garante que o Involuro Ex funciona, porem a distância relatada nos reports são baseados em Área livre ao tempo, onde em uma Área Industrial Classificada ou Não o ambiente tem variações em função das obstruções de estruturas metálicas, equipamentos e tubulações, assim que outros pontos a serem analizados de sinais presentes na planta ou interferências eletromagnéticas ou similares decorrentes de processos e produtos utilizados.
Abaixo colocamos para apreciação o acesso ao Report completo de testes da Aruba;
http://bit.ly/2PFZiJX
Para necessidades decorrentes de Aplicação de soluções Wireless em Área Classificada,
Consulte a Polar Componentes Brasil, através de nossos canais;
www.polarb2b.com
Traduzido por Gunnar Reis
Fonte: www.bartecmobility.com/2019/10/aruba-networks-tests-wireless-x/