Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação – Parte I

Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação – Parte I

21 de novembro, 2018

Existem no mercado empresas de prestação de serviços certificadas para a execução de reparo e recuperação de motores “Ex” independentes e competentes, que possuem os necessários recursos, experiências, conhecimentos e habilidades para realizar tais serviços de forma competente e segura.

As oficinas para reparo e recuperação de motores “Ex” certificadas devem possuir pessoal devidamente treinado, qualificado e certificados, de forma a possuírem os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para a execução das atividades de recuperação para as quais são responsáveis. Além dos devidos recursos humanos necessários (técnicos e engenheiros executantes e supervisores), as oficinas de reparo e recuperação de motores “Ex” devem também possuir os recursos físicos requeridos, tais como ferramental, autoclaves para impregnação de verniz a vácuo, máquinas de balanceamento, sistemas de soldagem, tornos de usinagem e instrumentos de medição.

Com relação aos requisitos técnicos, de competências pessoais dos empregados e de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) indicados na Norma ABNT NBR IEC 60079-19, os principais pontos auditados por Organismos de Certificação “Ex” para assegurar a capacidade de uma oficina em realizar adequadamente os serviços de reparo e recuperação de motores “Ex” são os seguintes:

  • existência de procedimentos de recuperação de partes dos motores “Ex”, tais como tampas de invólucros, tampas dos mancais, resistências de aquecimento e de instrumentos para mancais;
  • sistema rastreável de calibração de máquinas, instrumentos de medição e de testes, calibres e paquímetros;
  • Sistema de Gestão da Qualidade, com base nos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 9001;
  • análise crítica de contratos de clientes para prestação de serviços de reparo e recuperação de motores “Ex”;
  • sistema de arquivamento e rastreabilidade dos relatórios dos trabalhos executados de reparos e recuperação;
  • controle de matérias primas (vernizes, tintas, materiais consumíveis para soldagem, fios para reenrolamento de motores);
  • procedimento de obtenção de sobressalentes dos fabricantes originais dos motores “Ex”, quando disponíveis;
  • requisitos de subcontratação de serviços específicos, tais como soldagem, metalização, balanceamento e ensaios com carga. As empresas subcontratadas devem ser avaliadas com relação ao seu Sistema de Gestão da Qualidade;
  • sistema de gerenciamento de documentação técnica dos motores e arquivamento por um período mínimo de 10 anos;
  • existência de procedimentos de execução de trabalhos de reparo e recuperação, tanto para execução no interior da oficina (serviços “on-site”) como para os serviços a serem executados fora da oficina, em campo (serviços “off-site”)
  • Podem ser citados como exemplos de procedimentos de reparo e recuperação de motores “Ex” requeridos pela empresa de prestação de serviços “Ex” certificada: medições de índices de isolamento e de polarização de motores; reenrolamento de motores (tal como cópia de enrolamento); balanceamento do rotor do motor; medições de níveis de vibração em motores; soldagem; usinagem; metalização; embuchamento de tampas; tratamentos térmicos; ensaios não destrutivos; tratamentos superficiais em eixos e mancais de buchas de deslizamento; sistemas de pintura de invólucros e de carcaças, de acordo com os requisitos do local de instalação, tais como ambientes industriais agressivos e instalações marítimas (“offshore”).

       

A execução de serviços de reparo e de recuperação é particularmente aplicável em máquinas elétricas girantes “Ex”, em função de seu elevado custo, o que torna técnica e economicamente viável a recuperação de um motor ou de um gerador “Ex” que tenha apresentado um defeito. Um motor “Ex” de pequeno porte, com potência da ordem de 5 kW, por exemplo, pode ser facilmente substituído, a um custo viável, em caso de ocorrência de uma falha. No entanto, um motor de grande porte, com potência da ordem de 1.000 kW, por exemplo, certamente deve ser reparado ou recuperado, em função de seu elevado custo de aquisição e do seu elevado tempo de fabricação.

Os procedimentos de reparo e de recuperação aplicáveis a motores elétricos para atmosferas explosivas estão especificados na Norma ABNT NBR IEC 60079-19. Podem ser citadas como exemplos de técnicas e de processos de reparo e recuperação aplicáveis a motores e geradores com tipos de proteção Ex “pxb”, Ex “pzc”, Ex “eb”, Ex “ec”, Ex “nA”, Ex “tb” ou Ex “tc” ou Ex “db eb”: metalização, eletrodeposição, embuchamento, brasagem, soldagem (MMA, MIG, TIG, arco submerso ou fio de adição), costura metálica, usinagem, furação roscada e reenrolamento do estator.

 

Fonte da informação:

BULGARELLI, ROBERVAL. Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação. Disponível em:https://www.osetoreletrico.com.br/motores-eletricos-ex-requisitos-sobre-servicos-de-reparo-revisao-e-recuperacao/. Acesso em: 19 de novembro de 2018

You cannot copy content of this page

×

Atendimento

× Fale conosco e tire suas dúvidas!