Alasdair Kelman atua na Polar há 5 anos como gerente técnico, sendo uma pessoa de confiança de todo time. Nesta entrevista, Alasdair, agora Gerente da BU Expansão Global da Polar, compartilha sua experiência no mercado internacional e discute os desafios e oportunidades ao atuar com a marca Polar no cenário global.
Conte um pouco do seu percurso profissional antes de chegar à Polar.
Minha formação ocorreu na indústria naval, nas áreas de elétrica e eletrônica. Desempenhei diversos cargos em navios offshore e nos escritórios de vários empreiteiros de perfuração internacionais. Trabalhei em todo o mundo, desde o Mar do Norte até a África Ocidental e o Mediterrâneo, culminando aqui no Brasil nos últimos 28 anos.
Fale um pouco da sua BU. Quais são os objetivos?
A nova BU Expansão Global foi criada a partir da necessidade de focar no desenvolvimento de mercados fora do Brasil. Nosso objetivo é impulsionar as vendas internacionais da Polar Components Europe, estaremos totalmente focados em nossos clientes existentes e expandindo nossos serviços para novos clientes em novas localizações geográficas.
Como foi o desenvolvimento da antiga unidade de negócio Polar International e quais são as diferenças em relação à Expansão Global?
A Polar Components Europe atendia principalmente clientes brasileiros que necessitavam de materiais provenientes de fontes europeias e mundiais, entregues em seus centros logísticos no Reino Unido. Fizemos isso com sucesso nos últimos 5 anos. Agora, com a Expansão Global, nosso desafio é desenvolver mercados totalmente fora da área brasileira.
E como foi receber a notícia dessa mudança? Quais são os desafios dessa nova BU?
A mudança é boa para todos, vejo como uma oportunidade para desenvolver novas competências.
O desafio de expandir as vendas da Polar Components Europe para uma escala global será encontrar novos clientes que necessitem de nossos serviços e estejam em áreas onde possamos apoiá-los. Já temos uma pequena base de clientes, mas ela precisa ser desenvolvida para captar mais oportunidades e torná-la mais ampla, possibilitando a expansão de nossa presença globalmente.
Na sua opinião, por que você foi escolhido para assumir este cargo? Que competências são essenciais?
Estive fortemente envolvido com a Polar Components Europe nos últimos 4 anos, conheço a operação e as pessoas que são fundamentais para o bom funcionamento da unidade. Temos um pequeno grupo de vendedores e gestores experientes que lidam com a operação da Polar Europe, e eu me considero parte desse grupo. Ter vivido no Reino Unido durante grande parte da minha vida, conhecer as diferentes áreas e a língua, é uma grande vantagem quando se trata de lidar com clientes e fornecedores. Ter vindo do lado técnico da empresa também ajuda a analisar as necessidades dos clientes finais e a discutir a forma como podemos ajudá-los a ultrapassar questões técnicas, proporcionando soluções mais eficazes.
Alasdair finaliza a conversa com a confiança de que qualquer desafio pode ser superado com o apoio da equipe. A Polar está confiante de que, com essa mentalidade positiva e o comprometimento de sua equipe, alcançará resultados excepcionais nessa jornada de Expansão Global.