Webinar Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli | Requisitos de Montagem de Equipamentos “Ex”

No dia 14/09/2022, foi realizado o primeiro webinar da série Equipamentos e Instalações “Ex” | Pergunte ao Bulgarelli, ministrado por Roberval Bulgarelli, Consultor Técnico sobre equipamentos e instalações “Ex”. Nesta série, os inscritos enviam perguntas de forma antecipada, que poderão ser respondidas durante a transmissão.

O tema deste módulo foi Requisitos de Montagem de Equipamentos “Ex”, onde foram respondidas as seguintes perguntas:

  1. Em um equipamento Ex “de””, instalado em Zona 1 ou Zona 2, precisamos utilizar uma unidade seladora Ex “d” para eletrodutos, próximo ao invólucro, considerando uma instalação com eletrodutos rígidos e flexíveis?
  2. Considerando um equipamento Ex “d”, existe a necessidade de instalação de uma unidade seladora Ex “d” próximo ao invólucro?
    Na norma ABNT NBR IEC 60079-14 é requerido que a instalação seja o “mais próximo possível”, de acordo com o diâmetro do eletroduto ou a uma distância de 50 mm, o que for menor.
    Em um motor Ex “d”, no qual, por questões de projeto, o eletroduto que chega a caixa de terminais, for maior que o furo de entrada da caixa de terminais, deve ser instalada uma “bucha de redução” entre o invólucro e a unidade seladora?
    Com isso, a premissa da Norma ABNT NBR IEC 60079-14 de considerar os 50 mm não será atendida.
    Até que distância poderemos admitir a instalação da unidade seladora em relação a caixa de terminais Ex “d”?
  3. Qual são as instituições no Brasil que provê acreditação para treinamentos de competências “Ex” em atmosferas explosivas? Qual são as instituições no Brasil que provê acreditação para cursos de desenvolvimento profissional contínuo, de um modo geral? Seria o MEC?
  4. Quais são os requisitos para os serviços de montagem de equipamentos “Ex”?
  5. Sou Inspetor qualificado nas modalidades de instrumentação e elétrica: IF-IN, IF-EL, IE e IN. De que forma posso obter as certificações de minhas competências pessoais “Ex”?
  6. Com relação à instalação de unidades seladores em caixas de terminais de motores, temos visto vários motores Ex “d” com a instalação de um eletroduto flexível entre a caixa de terminais e unidade seladora. Devemos alterar estas montagens “Ex”?

O vídeo está disponível no nosso canal do youtube, mas você pode conferir abaixo:

Acesse este link e seja avisado sobre os próximos webinars.

×

Atendimento

× Fale conosco e tire suas dúvidas!