Torque e Tensão

Neste artigo, vocês entenderam a diferença entre o Torque e Tensão envolvida nos trabalhos de ferramentas hidráulicas da Hi-Force Hydraulic Tools.

Métodos

Os clientes geralmente não sabem qual é a abordagem mais adequada para sua aplicação específica, se é o torque ou a tensão. O processo de aperto e obtenção da carga residual correta dos parafusos para manter a integridade aceitável pode ser alcançado por ambas as técnicas, porém os dois métodos são muito diferentes e vários fatores precisam ser considerados antes de fazer a seleção mais adequada.

TWS-N
                                Linha TWS-N

A relação entre tensão e torque deve ser encarada com cautela, pois é muito difícil indicar as condições que se espera que um fixador sofra.

Parafusos

Os parafusos são projetados para esticar apenas uma pequena quantidade, e esse alongamento é o que prende a junta. A elasticidade do material usado na fabricação do parafuso faz com que ele queira retornar à sua forma original não esticada. Essa tensão inerente da mola do parafuso causa a força de aperto e, juntamente com o atrito nas roscas do parafuso, trabalha para evitar o afrouxamento. Portanto, para garantir a força de aperto adequada e a manutenção dessa força é necessário garantir que seja criada a tensão suficiente da mola do parafuso enquanto o aperta. As chaves hidráulicas de torque e os tensionadores de parafusos trabalham para criar essa tensão de mola esticando o parafuso. No entanto, eles usam meios diferentes para alcançá-lo.

Torque

“Torque” é simplesmente uma medida da força de torção necessária para girar a porca ao longo das roscas de um parafuso, enquanto “Tensão” é o esticamento ou alongamento de um parafuso que fornece a força de aperto de uma junta.

O torque é uma indicação indireta de tensão, pois muitos fatores podem afetar esse relacionamento, alguns desses fatores são a textura da superfície, ferrugem, óleo, detritos, séries de roscas e tipo de material.

TWH-N
Linha TWH-N

As chaves de torque fornecem essa tensão pela quantidade de força de rotação que eles aplicam ao parafuso. À medida que a força é aplicada, a rosca aproxima a face da porca e a cabeça do parafuso, esticando o parafuso e criando a força de aperto. Essa é a forma mais comum de fornecer carga a um parafuso. Os fatores a serem considerados antes de usar uma chave de torque hidráulica são:

  • O acabamento usado nos parafusos
  • Se as arruelas planas são ou não usadas
  • O número de vezes que o parafuso foi usado
  • Limpeza do parafuso
  • Se um lubrificante foi aplicado ou não nas roscas e na face da porca

Tensão

A tensão do parafuso funciona pré-carregando o parafuso, esticando-o antes que a porca seja apertada. O tensionador é preso às roscas do parafuso e empurra contra o flange na superfície que está sendo parafusada. Isso fornece uma quantidade muito consistente de estiramento ao parafuso, garantindo uma força consistente de estiramento e aperto do parafuso.

A desvantagem dos tensionadores de parafusos é que eles devem ser selecionados especificamente para cada aplicação. Muito mais dados devem ser compilados e considerados na seleção de um tensionador, como:Tensionadores

  • Diâmetro do parafuso
  • Comprimento livre da saliência do parafuso prisioneiro
  • Tamanho da porca
  • Espessura e diâmetro da arruela
  • Classe do parafuso
  • Requisito de carga do parafuso

Então, qual método é mais adequado?

É necessário tomar decisões sobre torque versus tensão com base nos requisitos de desempenho e no orçamento. Se você basear sua decisão no torque versus tensão estritamente no orçamento, independentemente do desempenho, qualquer problema encontrado no flange ou na aplicação em questão poderá aumentar seu orçamento para fora da proporção, tentando reparar esses problemas.

É necessário entender suas necessidades. Se suas aplicações tiverem muitos parafusos para apertar, fazer o torqueamento com uma chave de torque de alta qualidade é uma boa opção. No entanto, se você tiver uma “Aplicação Crítica” e precisar de resultados precisos e de carga de parafuso, a tensão vale qualquer potencial custo adicional.

Tensionadores Hi-Force

Ambas as linhas de ferramentas têm suas vantagens e desvantagens, o importante é usar o método recomendado pelo fabricante.

 

Para adquirir essas ferramentas líder de mercado britânico, consulte o distribuidor exclusivo no Brasil, a Polar Componentes Brasil Ltda. Nós, da Polar, estamos a disposição para qualquer solicitação a respeito da Marca Hi-Force.

Entre em contato em nossos meios de comunicação Website, Whatsapp, ou e-mail: vendas@polarb2b.com

 

Traduzido e Escrito por William Caetano

Fonte: TORQUE VS TENSION por Hi-Force Hydraulic Tools.

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?