Quebrando o molde linear – Luminária Protecta X LED

Conheça a mais recente e revolucionária luminária da Chalmit: A Luminária Protecta X LED!

APROVEITANDO AO MÁXIMO OS LED’S

Numa época em que as empresas estão continuamente se esforçando para ser mais ecológica, o benefício da iluminação LED pode ser imediato devido ao aumento da eficiência na tecnologia. Essas luminárias requerem muito menos energia em comparação com alternativas fluorescentes, e o aspecto “verde” da iluminação LED está bem documentado.

Por mais de 50 anos, as luminárias lineares tradicionais de 60cm e 120cm dominam as aplicações em áreas classificadas (atmosferas explosivas) e industriais. A forma das bandejas foram ditadas pelo comprimento das lâmpadas fluorescentes que eles alojavam. Essa mesma forma ainda é comumente usada agora, mas por quê? A resposta mais óbvia é que é assim que a aparência de uma linear deve ser. Adaptando alguns LEDs em um corpo tradicional, os usuários poderão colher todos os benefícios do LED, certo? A verdade é que eles não vão. Colocar LEDs em um corpo linear seria como instalar uma tela 4K de toque em um Nokia 3310. Funciona, agora você tem uma tela de toque, mas a experiência do usuário empalidece em comparação com um modelo que foi projetado ao redor da tela.

O mesmo pode ser dito para os LEDs. Para tirar o máximo proveito deles, o LED deve ser colocado no centro do design, não instalado dentro de um invólucro antigo. Ao longo deste artigo, discutiremos o porque disso.

1.1 OTIMIZANDO A SAÍDA DE LUMEN

Reduzir a forma linear tradicional é uma consideração, mas isso é impraticável se você não conseguir obter um desempenho equivalente e distribuição que os usuários esperam. Devido à natureza direcional dos LEDs, você não pode apenas comparar saídas de lúmen entregues entre produtos. Os fluorescentes têm a vantagem de um tubo de luz de 360°, mas, acoplado com um difusor profundo, é muito difícil controlar a distribuição e manter a poluição luminosa no mínimo. Uma saída mais focada combinada com uma impressionante renderização de cores, facilitará tarefas de precisão como verificações de qualidade e tarefas críticas. É aí que é preciso considerar cuidadosamente a óptica principal e secundária na luminária.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ao utilizar óptica especializada sobre os chips de LED, é possível fornecer o desempenho de um encaixe linear convencional em um dispositivo leve e fino. Isso está bem estabelecido em luminárias LED para arquitetura e aplicações de utilidade para que haja uma ampla variedade de ópticas disponíveis, cada um fornecendo uma distribuição distinta para atender a aplicações específicas. Alguns exemplos de possíveis distribuições de iluminação são mostrados na figura ao lado, todos alcançados usando a óptica interna primária. A óptica controla a propagação de luz para gerar uma saída branca brilhante e altamente direcionada sobre o desejado, limitando a quantidade de luz desperdiçada. Uma produção mais focada pode levar a menos luminárias necessárias no local, reduzindo drasticamente os tempos de instalação e inspeção. Trata-se de utilizar a saída da maneira mais eficiente possível – direcionando a luz onde você precisa ir.

1.2 MANTENDO FRIO

A chave para a longevidade em qualquer luminária LED é a temperatura. Os LEDs prosperam em baixas temperaturas, mas não gostam de altas temperaturas; mais frio o ambiente em que operam, mais eficientemente eles executam e uma maior vida útil você será capaz de alcançar. Embora existam lâmpadas fluorescentes de longa duração (alcançando na região de 80.000 horas), as lâmpadas fluorescentes tradicionais terão uma vida útil de até a 20.000 horas. Uma métrica mais valiosa para medição de vida útil é a vida útil do sistema, ou seja, o tempo para substituição do primeiro componente.

No caso da maioria das luminárias LEDs não emergenciais, esse valor é baseado na expectativa de vida útil do driver. Dentro de um gabinete linear GRP tradicional, os LEDs e o driver estão alojados no mesmo corpo. As más propriedades condutoras do plástico significam que o calor simplesmente fica preso e pode acumular-se internamente, potencialmente reduzindo a vida útil de ambos os componentes. Portanto, o gerenciamento térmico é crítico, seja através do design ou seleção de material.

2. PROTECTA X

A próxima geração em luminárias lineares LED, a Protecta X possui um design revolucionário que coloca o LED no centro para fornecer um desempenho de uma linear de 4ft(120cm) em um pacote leve e fino. Com um invólucro robusto e excelente IP, o Protecta X é adequado para uso nos ambientes mais árduos do mundo.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Confortavelmente sólido e construído com alumínio fundido de grau marinho com um acabamento de revestimento em pó epóxi, o driver da Protecta X é mantido separado do calor dos LEDs.   Não há furos na superfície superior onde a umidade ou a sujeira possam entrar. Tudo foi projetado para durar, com uma vida útil de > 120.000 horas a 25 ° C e incríveis 90.000 horas livres de manutenção a 60 ° C

A versão de iluminação de emergência possui um recurso realmente útil, pois a bateria pode ser inserida no momento da instalação. Isso evita que a bateria seja desligada por longos períodos antes que o trabalho elétrico seja concluído, prolongando assim a vida útil da bateria

2.1 BENEFÍCIOS DO PRODUTO:

Com um design criado com base na tecnologia LED, o revolucionário Protecta X possui uma variedade de benefícios, incluindo fácil instalação e manutenção, vida útil mais longa e muito mais.

Porém, antes da criação do conceito da Luminária Protecta X, a Chalmit realizou um grande estudo em pesquisa com os clientes. Houve dois comentários mais importantes: 1. A manutenção da bateria em produtos de emergência pode ser problemática. 2. A instalação de cabos e prensa-cabos em luminárias lineares é difícil e demorada.

  • Bateria inovadora Plug and Play

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O primeiro deles foi relacionado à manutenção da bateria em produtos de emergência com bateria integrada. Frequentemente, uma luminária é encomendada e entregue local antes da conclusão do projeto. Estas luminárias são instaladas e comissionadas antes de desconectar a energia ou desinstalada em um armazém por um longo período antes de serem requeridos.

Nos dois casos, quanto mais você deixar a bateria sem energia numa luminária de emergência, maior a probabilidade de cair num estado de descarga profunda irrecuperável e precisará ser substituído.

O modelo de emergência da Protecta X é alimentado por um inovador bastão “hot swappable” da bateria que pode ser acessado externamente e facilmente encaixado pela lateral da luminária, mesmo depois de instalada no local. Lineares fluorescentes de emergência tradicionalmente exigem isolamento de energia antes de abrir o difusor para acessar a bateria para manutenção, o benefício de uma solução “hot swappable” significa que a bateria pode ser substituída enquanto a luminária ainda está energizada e sem a necessidade de abrir o gabinete do driver.

Além disso os usuários do Protecta X podem comprar um Versão de emergência e, se encontrarem algum problema de descarga com as baterias, eles podem remover ou substituir o bastão em questão de segundos. Eles ainda têm a opção de solicitar a bateria posteriormente, quando estiverem prontos para comissionar a luminária, garantindo que não seja necessário comprar duas vezes.

  • Painel de acesso frontal

Prensa cabo no painel frontal da Protecta X

Reduzir o tempo de instalação também foi a motivação por trás da segunda parte do feedback do cliente. A instalação de cabos e prensa-cabos em luminárias lineares geralmente exigem que os clientes removam tudo do gabinete, incluindo o conjunto de LEDs e driver normalmente montados em uma bandeja interna, para instalar a fiação. O Protecta X permite que você realize a manutenção através de um painel de acesso frontal. Isso significa que não há necessidade para desmontar o gabinete – basta retirar o painel frontal, conectar e pronto!

 

  • Eficacia de iluminação líder de mercado

Técnicas eficazes de gerenciamento térmico, combinadas com o uso de LEDs e ópticas altamente eficientes, contribuem para uma eficácia líder de mercado de ≥ 135 lm / W e oferecem até 50% de economia de energia em comparação com os equipamentos fluorescentes tradicionais. Isso garante que o Protecta X ofereça o menor custo de vida útil para nossos clientes.

  • Saída de lúmens otimizada

O Protecta X incorpora óptica especializada em seus chips de LED para oferecer o desempenho de um linear de 4ft(120cm) em um pacote de luminárias leve e fino. A ótica controla com eficiência a luz para garantir uma saída branca brilhante e direcionada com o mínimo derramamento de luz.

Há uma seleção de ópticas disponíveis para a Luminária Protecta X, cada uma fornecendo uma distribuição distinta e permitindo que o produto seja oticamente otimizado em uma variedade de aplicações típicas do local, de corrimãos a lowbay (baia baixa), mantendo ao mínimo a poluição luminosa indesejável. Os cálculos de iluminação na Figura y fornecem uma comparação entre as linhas Protecta III e Protecta X da Chalmit, montadas a 2,4 metros em um suporte estilo pescoço de cisne, com inclinação de 15º.

Para obter uma iluminação média típica de 100lx ao longo de uma passarela de 1 metro de largura, você pode utilizar um espaçamento de 5,8 metros com a lâmpada fluorescente Protecta III (PRGE/236/BI), espaçamento de 6,4 metros com o LED Protecta III (PRGE/05L/LE) ou espaçamento de 8 metros com o LED Protecta X (PRXB / 05L / LE / ASW). Para uma passagem de amostra de 100 metros de comprimento, isso equivale a 18x PRGE/236/BI, 16x PRGE/05L/LE ou 13x PRXB/05L/LE. Potencialmente reduzindo a quantidade linear em um quarto!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

No entanto, não se trata apenas do número de produtos, menos luminárias exigirão menos prensa-cabos, menos caixas de junção e uma redução significativa no consumo de energia. Economias que não podem ser esquecidas.

2.2. PRINCIPAIS RECURSOS: 

  • Altamente Eficiente em Energia >135lm/W
  • Terminais sem parafuso (screwless)
  •  Disponíveis em várias distribuições de feixe
  • Tampa de acesso frontal para fácil terminação
  • >90.000 horas livres de manutenção a 60ºC
  • Bastão de bateria acessível externamente para facilitar a manutenção

2.3. ESPECIFICAÇÕES

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2.4. FORMULAÇÃO DE CÓDIGO

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2.5. OPÇÕES ADICIONAIS

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

2.6. ACESSÓRIOS

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Polar Componentes está preparada para atender qualquer demanda para luminárias ex da Chalmit, possuindo um estoque pronto para entrega imediata.Para adquirir a sua Luminária Protecta X ou qualquer outra luminária que a Chalmit Lighting produz entre em contato com a Polar Componentes Brasil. Para isso, solicite cotação através do e-mail: vendas@polarb2b.com. Ficamos a disposição para atender sua solicitação,

Traduzido e Escrito por Raphael de Souza Costa

Fonte: Chalmit Lighting

Home

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?