O Valor de Investir em Integridade Parafusada de Alta Qualidade

Para falarmos sobre Integridade Parafusada vamos entender o como tudo começou.

Desde a invenção do parafuso e porca em torno de 400 A.C, nos os usamos para unir vários componentes, em uma

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

ampla variedade de aplicação. Ao longo dos séculos, a tecnologia relacionada a integridade de uma junta parafusada melhorou significativamente. Se esse método de unir componentes é simplesmente para a montagem de um equipamento, por exemplo, uma roda em uma bicicleta ou para aplicações mais sofisticadas, como um rotor de turbina, a integridade da junta, ou seja, a “força de aperto” gerada no parafuso deve ser consistente e sustentável para manter os dois componentes juntos, sem risco de afrouxamento e de perda da integridade da junta. Isso é especificamente relevante quando a tecnologia de junta parafusada é usada em tubulações, vasos de pressão, válvulas e trocadores de calor, onde hidrocarbonetos, fluidos e gases combustíveis são processados e movimentados.As juntas parafusadas nessas aplicações geralmente têm um design de flange, utilizando vários parafusos em um padrão circular, em conjunto com um material de vedação (junta), para fornecer uma força de aperto para manter duas flanges juntas, livre de vazamento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Normalmente, uma instalação de petróleo, gás ou petroquímica de tamanho médio terá por volta de 30.000 a 50.000 juntas aparafusadas, todas com potencial de vazamento e risco ao meio ambiente e à potencial perda de vidas. Sim, alguns vazamentos podem resultar em incidentes menores e de baixo risco, mas outros podem levar a uma perda catastrófica de vidas e bens, além de grandes danos ao meio ambiente. Isso também pode ser facilmente escalado para uma área mais ampla, dependendo da localização da planta, com danos inevitáveis à reputação de todos os envolvidos. A história já nos mostrou que grandes catástrofes podem acontecer e quando acontecem os custos podem chegar a milhões e às vezes bilhões de dólares.

Por que usamos a tecnologia de aparafusar para unir componentes?

Em primeiro lugar, facilita o gerenciamento de todo o processo de construção; em segundo lugar, fornece o acesso necessário para realizar a manutenção regular ou, no caso de uma falha de um componente individual, pode ser desmontado e removido. Os componentes com falha podem ser reparados ou substituídos. Tubulações e vasos de pressão, que movem e processam hidrocarbonetos, precisam ser limpos e mantidos regularmente, e esse processo geralmente é realizado durante uma parada ou interrupção planejada da manutenção. Claramente, o planejamento disso é essencial para garantir a preparação de um escopo de trabalho claro e definido, que inclua todas as ferramentas e conhecimentos necessários.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Construção e Comissionamento

Durante a construção e o comissionamento de novas instalações, a correta fixação de juntas é levada em questão, pois durante a fase de licitação da empreiteira de construção, acaba resultando em conflito entre os proprietários da planta, empreiteiros EPC (Engineering, Procurement and Construction) e os subempreiteiros de construção, em torno de quem é responsável pelo custo e fornecimento das ferramentas necessárias, para realizar o trabalho de parafusamento. Em muitos casos, devido à falta de ferramentas e conhecimentos disponíveis, os empreiteiros sofrem conflitos, com as equipes de pré-comissionamento e comissionamento, resultando em vazamentos de juntas parafusadas incorretamente durante a fase de construção e de equipamentos pré-montados incorretamente fornecidos por terceiros, que só são identificados durante o pré-comissionamento com os testes de pressão de integridade das juntas. Os proprietários da usina costumam aplicar penalidades severas aos contratados da EPC pela entrega tardia do projeto, atrasos que em muitos casos são devidos ao retrabalho e à retificação de juntas com vazamentos. A melhoria da integridade da junta parafusada é uma área séria e exige atenção, no local e em toda instalação do projeto.

Todo o processo em torno da “Integridade da Junta Parafusada” pode ser melhorado e implementado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como fazer para ajudar a reduzir os riscos e custos relacionados à perda de vidas, ativos, questões ambientais e multas por atraso na conclusão do projeto?

Em primeiro lugar, todas as partes envolvidas precisam mudar de mentalidade e aproveitar os benefícios da implementação das políticas e procedimentos necessários para entregar o projeto com as devidas integridades das juntas. Isso é particularmente aplicável a novas construções, mas também pode proporcionar economia de tempo e custo significativa durante a manutenção da parada programada, desde que tudo seja planejado com antecedência.

A mentalidade de “First Time Right” (certo de primeira) é a chave para o sucesso da implementação do programa de integridade da junta parafusada. Os custos de retrabalho sempre serão múltiplos dos custos da montagem, portanto, uma redução significativa no retrabalho é algo a que alcançado.

O maior fabricante no Reino Unido, a Hi-Force, com escritórios regionais no exterior na Holanda, Itália, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Azerbaijão, Malásia e África do Sul, tem mais de trinta anos de experiência no projeto, fabricação, operação e uso de manuais , ferramentas pneumáticas e hidráulicas de parafusamento.

A Hi-Force

Hi-Force UK opera a partir de uma instalação de última geração, localizada em Daventry, Inglaterra, que abriga tudo, desde o design do produto, passando pela fabricação, montagem, teste e certificação, de uma ampla variedade de ferramentas de parafusamento, bem como muitos outros tipos de ferramentas hidráulicas de alta pressão. A Hi-Force também oferece suporte completo de pós-venda e serviço, através de todos os seus escritórios regionais estrategicamente posicionados e distribuidores autorizados e treinados, em quase 100 países em todo o mundo. Por muitos anos, a Hi-Force também ofereceu aos clientes aluguel de ferramentas de curto e longo prazo e, em 2016, esse serviço foi formalmente estendido, para oferecer gerenciamento completo de integridade da junta aparafusada no local, durante as atividades de parada e manutenção da construção do projeto.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A Divisão de Serviços de Parafusamento no Local da Hi-Force, gerenciada pelo escritório central da Hi-Force no Reino Unido, agora pode oferecer aos clientes pesquisas pré-iniciadas no local, análise completa e abrangente das necessidades e requisitos das juntas parafusadas, desenvolvimento de procedimentos corretos, incluindo todos os cálculos necessários de carga, supervisão no local, usando supervisores qualificados e treinados da ECITB (Engineering Construction Industry Training Board), cursos de treinamento em integridade da junta, para os técnicos contratados nomeados e ferramentas de parafusamento fabricadas no Reino Unido de alta qualidade.

Como parte da oferta de serviços de parafusamento no local de alta força, somos capazes de nos mobilizar para o local com contêineres de vinte pés, totalmente equipados, como uma loja de ferramentas de parafusamento ou uma instalação de treinamento móvel no local, incorporando todo o treinamento necessário equipamentos, para ministrar cursos de treinamento sobre parafusos, com o mais alto padrão possível.

O diretor-gerente do grupo Hi-Force, Kevin Brown, está liderando diretamente esta nova divisão, dentro do Grupo Hi-Force, e afirma com entusiasmo: “A Hi-Force está sempre buscando expandir sua oferta para clientes em todo o mundo e esse novo empreendimento já entregou resultados significativos nos últimos meses. Atualmente, temos quatro contêineres mobilizados, dois para dois diferentes locais de construção da planta e nossos clientes já estão vendo o benefício de empregar uma empresa especializada em serviços de parafusos, para gerenciar todas as suas necessidades de integridade conjunta no local. Outros dois contêineres personalizados também foram encomendados recentemente. A questão da compra de ferramentas de parafusamento não é mais um requisito, porque oferecemos aluguel de ferramentas a preços competitivos, durante todo o projeto, com nossas próprias instalações de reparo de serviços de ferramentas no local, totalmente suportadas por peças de reposição prontamente disponíveis , para garantir que o trabalho de parafusamento seja realizado continuamente. Nossos supervisores possuem todas as habilidades necessárias para supervisionar o trabalho de parafusar, realizar trabalhos de parafusar quando necessário, realizar cursos de treinamento de alta qualidade no local e, é claro, realizar qualquer serviço de ferramenta e reparo necessários. ”

 

Para adquirir qualquer ferramenta hidráulica da Hi-Force Hydraulic Tools, entre em contato com a Polar Componentes Brasil. Solicite cotação através do e-mail: vendas@polarb2b.com.

Ficamos a disposição para atender sua solicitação,

Traduzido e escrito por William Caetano.

Fonte: THE VALUE OF INVESTING IN HIGH QUALITY BOLTED JOINT INTEGRITY

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?