O que são os dispositivos Intrinsecamente Seguros (Ex-i) e Não Acendível (Ex-nA)?

Neste artigo, vamos falar sobre o significado de Áreas Potencialmente Explosivas – às vezes mais conhecidas como áreas Classificadas. Falaremos sobre as diferenças entre intrinsecamente seguro (Ex-i) e não acendível (Ex-nA) e ajudá-lo a analisar se sua empresa precisa de dispositivos intrinsecamente seguros ou Não acendível e por quê. Vamos começar.

O que é uma atmosfera explosiva?

De acordo com Norma NBR IEC 60079-10-1:

  • Atmosfera Explosiva: “Misturas com o ar de substâncias inflamáveis ou combustíveis na forma de gás, vapor, poeira ou fibras, as quais, após a ignição, permitem a propagação auto-sustentada de toda a mistura (explosão).”

O que são Áreas Classificadas?

De acordo com Norma NBR IEC 60079-10-1:

  • Área Classificada: Áreas nas quais uma atmosfera explosiva de gás inflamável ou de poeira combustível está presente ou na qual é provável sua ocorrência, a ponto de exigir requisitos especiais para as atividades de fabricação, instalação, utilização, inspeção, manutenção, reparo e auditorias de equipamentos elétricos, de instrumentação, de telecomunicações ou mecânicos “Ex”
    NOTA: Para as finalidades desta Norma, uma área é uma região ou espaço tridimensional.

Por que você precisa de dispositivos intrinsecamente seguros (Ex-i) e Não acendível (Ex-nA)?

Nos últimos anos, os dispositivos móveis robustos para uso industrial – e os aplicativos que funcionam neles – avançaram significativamente. Eles são essenciais para permitir que equipes móveis acessem e registrem dados em tempo real que são essenciais para fornecer visibilidade em todas as operações.

No entanto, dispositivos “móveis robustos” não são seguros para uso em Área Classificadas. E como a segurança é a prioridade principal para as organizações, regularmente encontramos sites onde papel e caneta ainda são usados ​​para evitar qualquer chance de ignição causada por equipamentos eletrônicos. Mas não precisa ser assim. As operações digitalizadas podem ser introduzidas com segurança em locais industriais, selecionando-se dispositivos certificados para uso seguro nestas áreas específicas: dispositivos que podem ir aonde as pessoas vão.

“Os dispositivos certificados para uso em Áreas Classificdas são geralmente conhecidos na indústria como “intrinsecamente seguros”, mas nem todos os dispositivos ex-certificados são iguais.”

Existem diferentes tipos de técnicas referentes ao tipo de proteção que permitem o uso de dispositivos elétricos em áreas classificadas. O Tipo de proteção mais comum para dispositivos móveis é “segurança intrínseca” (marcada como Ex-i). Esta técnica restringe a energia elétrica dentro do dispositivo e a fiação de interconexão. A energia é tão restrita que não pode causar ignição por faísca ou aquecimento. No entanto, existem duas classificações de dispositivos nesta categoria de técnica de proteção – determinados pela Bartec em Intrinsecamente Seguro (IS) e Não acendível (NI).

A principal diferença entre os dois tipos de equipamento é que os circuitos NI são avaliados quanto à capacidade de ignição em condições normais de operação, enquanto os circuitos IS são avaliados em condições de falha.

Intrinsecamente seguro (IS): o dispositivo é incapaz de ignição mesmo no caso de até duas falhas independentes e pode ser usado em todas as classificações de área classificada Zona 1 /2 e também podendo serem utilizados em Zonas 21 /22*, ainda existem opções para Zona 0.

Não acendível (NI): o dispositivo é incapaz de ignição em condições normais de operação (sem falhas) e está restrito ao uso na Zona 2/22, para aplicação apenas nestas Áreas.

Como os dispositivos são protegidos

Temos parceria com o fabricante líder de dispositivos móveis Zebra Technologies para modificar seus dispositivos robustos e torná-los certificados para uso em ambientes potencialmente explosivos – tornando-os intrinsecamente seguros ou não acendível. Garantimos que a energia dos componentes elétricos dentro deles seja limitada, impossibilitando o aquecimento ou faísca em Área Classificada.

Modificamos os dispositivos Zebra de acordo com a orientação dos mais altos e rígidos renomados órgãos certificadores de dispositivos móveis ultrarresistentes de acordo com os rigorosos requisitos de segurança para Área Classificada. Isso inclui ATEX, IECEx, NEC e INMETRO bem como outros padrões específicos de cada país.

Nossos dispositivos modificados

Existem vários dispositivos líderes de força de trabalho da Zebra Technologies que modificamos para se tornarem intrinsecamente seguros ou não acendível. Esses incluem:

O computador portátil da série TC 7X – uma maneira simples de equipar sua equipe de campo com um verdadeiro escritório móvel em uma atmosfera potencialmente explosiva.

O coletor de dados MC 92N0ex permite a execução de aplicativos complexos, a simplificação de processos e o aumento da produtividade.

Os leitores portáteis da série BCS3600ex que são ideais para aplicativos móveis usados ​​para coletar dados de códigos de barras 1D, códigos de barras 2D, códigos postais e reconhecimento óptico de caracteres (OCR).

Se você não pode garantir que seus dispositivos de força de trabalho são seguros para uso em seus ambientes potencialmente explosivos, você está arriscando vidas a continuidade dos negócios, e também a propriedade da Indústria em questão. Por outro lado, sem usar nenhum tipo de dispositivo portátil e usando apenas caneta e papel, você está reduzindo a produtividade e reduzindo a capacidade de produtividade do pessoal, processos e vantagem competitiva. A única resposta é escolher um dispositivo certificado para operar com segurança em áreas classificadas ou potencialmente explosivas – e é exatamente aí que podemos ajudá-lo.

Dê o primeiro passo em direção à mobilidade empresarial segura e protegida. Fale com nossa equipe sobre como manter sua força de trabalho e propriedade protegidas contra incêndios e explosões, implementando dispositivos móveis intrinsecamente seguros ou não acendíveis!

Contate nossa equipe no Brasil para soluções seguras para áreas classificadas aqui

A Polar é Distribuidor autorizado da Bartec no Brasil: Site

*De acordo com a Certificação

Fontes:

Norma: NBR IEC 60079-10-1; https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=426635

www.bartecmobility.com/2020/06/what-are-intrinsically-safe-and-non-incendive-devices/

 

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?