O avanço da tecnologia em Luminárias EX – CHALMIT

O avanço da tecnologia em Luminárias EX

Antigamente, as luminárias Ex com lâmpadas fluorescentes eram bastante utilizadas em plataformas offshore. Por possuir gases combustíveis, essas luminárias “EX” evem ser operadas com total segurança, para não causar a ignição desses gases. O modelo de proteção que era mais utilizado era o tipo Ex-d (à prova de explosão) com estruturas pesadas e robustas em alumínio. Essa estrutura era necessária para conter uma eventual explosão dentro da luminária Ex, assim não permitindo que se propagasse para o exterior. Neste post iremos explicar sobre o avanço da tecnologia em luminárias ex, e os benefícios do uso do LED para a iluminação EX.

Com a necessidade de redução de peso das plataformas, fez-se necessário o desenvolvimento de materiais mais leves. Surgem assim, as tecnologias Ex-nA (não acendível) e Ex-e (segurança aumentada), empregando geralmente materiais plásticos em sua estrutura. Para aumentar a resistência mecânica, adiciona-se fibra de vidro ao plástico. Com isso, obtém-se um material mais leve que o alumínio e com adequada resistência mecânica. O material plástico empregado nas luminárias de tecnologia Ex-e apresentam alta resistência à corrosão, o que é um ponto favorável se comparado ao alumínio, que sofrem grande corrosão pela salinidade e umidade.

Proteção End-Of-life

No entanto, para ambas as tecnologias Ex-d e Ex-e, são conhecidos os problemas relacionados aos efeitos de EOL (End-Of-Life) que ocorrem nas lâmpadas fluorescentes gerando manutenções constantes de troca das mesmas. Em instalações offshore, tais manutenções resultam quase sempre em paradas de produção e procedimentos de segurança demorados que acarretam custos extremamente elevados.

Neste ponto, a Chalmit Lighting, em concordância com a IEC 60079 possui em seu reatores proteção para os efeitos EOL, assim quando uma lâmpada chega em seu fim de vida útil, os testes automáticos periódicos percebem o problema e acendem uma luz no painel, avisando ao operar tal problema, sem precisar abrir a luminária ou realizar uma inspeção ao olho nu. O Auto-teste da carga da bateria e indicação através de LED elimina a necessidade de desligamento (shut-down) para fins de teste de autonomia, além de sinalizar o fim da vida-util da lâmpada antes que ela queime.

TECNOLOGIA LED NA ILUMINAÇÃO EX

A tecnologia LED aplicada às luminárias “Ex” lineares permite reduzir fortemente essa necessidade de constante substituição das atuais lâmpadas fluorescentes devido à sua elevada vida útil, minimizando assim os elevados custos incorridos dos trabalhos de manutenção. Um módulo Led é projetado para durar cerca de 60.000 horas enquanto uma lâmpada fluorescente tubular convencional dura cerca de 16.000 horas.

Um dos benefícios do uso do LED para iluminação EX é que ela apresenta um consumo de potência elétrica menor em relação à fluorescente para produzir um mesmo fluxo luminoso. Ou seja, para gerar o mesmo nível de iluminação, a tecnologia LED consome menos energia que a fluorescente, sendo assim, mais eficiente. Essa redução pode chegar a 20% dependendo dos modelos utilizados.

Para se acender uma lâmpada fluorescente é necessário que se aplique uma elevada tensão elétrica inicialmente para causar a ionização do gás inerte. Dessa maneira, a cada chaveamento de liga-desliga, é gerado um estresse nos eletrodos da lâmpada. Quanto mais frequentes forem esses chaveamentos, mais reduzida será a vida útil do eletrodo e, por consequência, da lâmpada. Esse efeito não acontece com os módulos de LED, uma vez que não necessitam de altas tensões de partida para ionização de gases como nas fluorescentes.

A tecnologia LED também apresenta vantagens no final de sua vida útil. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes que podem conter mercúrio, fósforo e outros metais pesados em seu interior e não podem ser descartadas indiscriminadamente, os módulos LED não requerem esse controle rigoroso e dispensam a necessidade de espaço de armazenamento.

VANTAGENS

As vantagens dessa substituição das lâmpadas fluorescentes existentes por um módulo LED linear são:

  • Tecnologia Ex-e para facilitar manutenção;
  • Economia de energia em cerca de 20%;
  • Fluxo luminoso e distribuição equivalente à fluorescente já instalada;
  • Iluminação indireta via refletor evitando ofuscamento;
  • Fácil instalação sem necessidade de acesso ao reator ou às conexões elétricas;
  • Ampla gama de temperaturas de cor para atender as várias necessidades de aplicação;
  • Redução dos altos custos de manutenção comparados com as lâmpadas fluorescentes tradicionais devido às frequentes trocas;
  • Vida útil de 60.000 horas;
  • Dispensa necessidade de alteração das luminárias Ex já existentes;
  • Ampla faixa de temperatura ambiente de operação (-25 °C a +50 °C).

Chalmit Lighting

A Chalmit oferece a mais completa linha de produtos LED do mercado, com soluções para iluminação Ex linear, antepara, embutida e refletores/projetores, em áreas classificadas e industriais.

BAIXAR CATÁLOGO LED.

Entendendo as características únicas da tecnologia LED, a Chalmit obteve um histórico comprovado e com diversas premiações; pioneira na primeira luminária LED de Zona 1 do mundo: o NexLED em 2005. O resultado é uma gama comprovada, confiável e completa de luminárias Ex LED que complementa e aprimora seus produtos fluorescentes e HID existentes. Oferecendo produtos totalmente sustentáveis ​​com tiras e drivers de LED substituíveis, consegue-se atender à demanda das indústrias por produtos de longa duração, ou seja, construir para durar.

Polar Componentes Brasil é distribuidora autorizada da Chalmit no Brasil, a líder do mercado de iluminação EX para áreas classificadas. Temos um estoque pronto para atender de imediato a sua necessidade. Para maiores informações sobre produtos da Hubbell Incorporated e luminárias ex, entre em contato comigo pelo e-mail: raphael.costa@polarb2b.com

 

Texto adaptado de: https://www.osetoreletrico.com.br/tecnologia-de-luminarias-ex-com-lampadas-lineares-com-leds-em-substituicao-as-atuais-fluorescentes/

Edição 117 – Outubro de 2015
Aula Prática: iluminação Ex
Por Osvaldo P. Araújo e Eduardo Sakanoue*

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?