Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação – Parte II

Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação – Parte II

22 de dezembro, 2018

 

Para que os motores “Ex” reparados ou recuperados mantenham a integridade dos tipos de proteção “Ex” utilizados no seu projeto e fabricação, podem ser necessários conhecimentos detalhados do projeto original do fabricante, os quais podem ser obtidos a partir de desenhos de projeto e de fabricação e da documentação de certificação. Quando o motor “Ex” não é enviado para o fabricante original para a execução dos serviços de reparo ou recuperação, como ocorre frequentemente na prática, devem ser atendidos os requisitos especificados nas Normas específicas sobre os tipos de proteção “Ex” aplicáveis ao motor e quando disponível da documentação de certificação do motor “Ex”. Ao completar os serviços de recuperação, a empresa de prestação de serviços “Ex” deve estar segura de que o motor “Ex” está em condições plenas de serviço e está de acordo com os requisitos aplicáveis das normas para os tipos de proteção “Ex” incorporados ao motor. Tal conformidade deve ser registrada pelo reparador e mantida nos arquivos de serviços e no prontuário das instalações, pelos usuários.

Deve ser ressaltado que existem instalados em áreas classificadas de diversas empresas no Brasil e em outros países do mundo uma grande quantidade de motores elétricos “Ex” para os quais não são mais disponíveis peças sobressalentes, muitas vezes decorrentes do fato de que os fabricantes destes motores não mais se encontram no mercado. Nestes casos, a Norma ABNT NBR IEC 60079-19 orienta que os serviços de reparo e recuperação sejam efetuados de acordo com as técnicas e os procedimentos especificados naquela Norma, bem como nos requisitos de avaliação e de fabricação indicados nas respectivas Normas Técnicas da Série ABNT NBR IEC 60079 relacionados com os tipos de proteção “Ex” aplicáveis ao motor a ser recuperado, levando em consideração, inclusive, a Edição aplicável à data em que o motor foi fabricado.

São apresentados a seguir alguns exemplos de serviços de reparo e recuperação de motores com tipos de proteção “Ex”, realizados por oficinas certificadas de acordo com a Norma ABNT NBR IEC 60079-19 e com os Documentos Operacionais aplicáveis do IECEx (IECEx OD 314-5 e IECEx OD 315-5).

 

https://www.osetoreletrico.com.br/wp-content/uploads/2018/11/EX001.jpg

 

Após a execução dos serviços de reparo e recuperação de motores “Ex”, atendendo aos requisitos especificados na Norma ABNT NBR IEC 60079-19, deve ser obrigatoriamente fixada na carcaça dos motores “Ex” as devidas plaquetas complementares de marcação de reparo ou recuperação, as quais têm o objetivo de apresentar as informações necessárias para os serviços posteriores de reparo ou recuperação. Estas plaquetas de marcação de serviços de reparo ou recuperação devem indicar uma LETRA “R” no interior de QUADRADO quando os serviços de reparo ou recuperação terem sido executados de acordo com a documentação de certificação ou com uma letra “R” no interior de um TRIÂNGULO (com vértice voltado para baixo) quando os serviços de reparo ou recuperação não terem sido executados de acordo com a documentação de certificação (nos casos em que tais documentos não sejam disponíveis), mas tiverem sido executados de acordo com os requisitos especificados nas Normas da Série ABNT NBR IEC 60079 aplicáveis para os tipos de proteção existentes no motor “Ex”, tais como ABNT NBR IEC 60079-2 (motores Ex “pyb” ou Ex “pzc”), ABNT NBR IEC 60079-7 (motores Ex “eb” ou Ex “ec”) ou ABNT NBR IEC 60079-31 (motores Ex “tb” ou Ex “tc”).

 

https://www.osetoreletrico.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Ex002.jpg

Plaqueta de marcação complementar aplicada quando os serviços de reparo ou recuperação do motor “Ex” encontram-se em conformidade com os documentos da certificação ou as especificações do fabricante

 

https://www.osetoreletrico.com.br/wp-content/uploads/2018/11/Ex003.jpg

Plaqueta de marcação complementar aplicada quando os serviços de reparo ou recuperação do motor “Ex” encontram-se em conformidade com os requisitos das Normas ABNT NBR IEC 60079, mas não com os documentos da certificação

 

Sempre que os serviços de reparo ou recuperação de motores “Ex” são executados de acordo com os requisitos especificados na Norma ABNT NBR IEC 60079-19 e nas respectivas Normas adotadas da Série ABNT NBR IEC 60079 relacionadas com os tipos de proteção “Ex” aplicáveis ao motor, os motores “Ex” são considerados seguros para serem novamente instalados em áreas classificadas, após terem sido reparados ou recuperados. Nestes casos, os respectivos certificados de conformidade dos motores “Ex” permanecem válidos, sem a perda da certificação e sem a necessidade de serem novamente certificados por um Organismo de Certificação, nos casos gerais de serviços de recuperação.

Na próxima edição, dando continuidade nesta série de artigos sobre motores elétricos para atmosferas explosivas, serão abordados os efeitos dos serviços de reenrolamento na eficiência energética nos motores elétricos “Ex”.

 

Fonte da informação:

BULGARELLI, ROBERVAL. Motores elétricos “Ex”: Requisitos sobre serviços de reparo, revisão e recuperação. Disponível em:https://www.osetoreletrico.com.br/motores-eletricos-ex-requisitos-sobre-servicos-de-reparo-revisao-e-recuperacao/. Acesso em: 19 de novembro de 2018.

You cannot copy content of this page

×

Atendimento

× Fale conosco e tire suas dúvidas!