Emerson Esteves acompanhou o crescimento da empresa ao lado de seu pai, Deuler Esteves, fundador da Polar, e esses anos de experiência somaram competências para se tonar Diretor e gerente da BU Blinda.
Qual foi sua atuação na Polar nesses anos?
Estou na polar há 28 anos e já atuei em todas as funções possíveis. No início, a empresa não tinha funcionários e, como uma empresa familiar, às vezes eu ficava sozinho fazendo o serviço, cobrindo meu pai e o meu irmão Evandro enquanto viajavam. Desde o início, aprendi a fazer tudo e trabalhei em todas as áreas: financeiro, logística, qualidade, vendas. Só não tinha experiência na área produtiva, pois nunca tínhamos produzido nada. Só quando compramos a Blinda que tive essa oportunidade de atuar na produção. Então agora estou gerenciando essa BU e a aprendendo, além da parte comercial e serviços, também a parte produtiva. E é nisso que estou me dedicando agora, para que a gente possa fazer com que a Blinda continue merecendo a preferência e confiança dos clientes que conquistou durante os 60 anos de vida. Para mim, tem sido um aprendizado muito grande, por ser uma área totalmente nova na minha vivência profissional.
Fale um pouco da BU Blinda. Qual visão e objetivos?
Nossa divisão de produtos para áreas classificadas, de fabricação própria, tem o objetivo de fornecer produtos que contribuam com a segurança das pessoas, instalações, meio ambiente e que possam garantir a continuidade operacional dos nossos clientes. A visão é sermos sempre um player relevante e útil nesse mercado através dos nossos produtos e do compartilhamento de conhecimento.
Sempre foi um objetivo da Polar se tornar fabricante ou essa vontade surgiu com a compra da Blinda?
Tínhamos vontade de ser fabricante para sermos mais úteis para o cliente, então já estávamos começando a trabalhar com isso, na montagem de alguns kits, por exemplo. Mas comprar a Blinda foi uma oportunidade que permitiu acelerar bastante esse processo de conseguir customizar produtos para nossos clientes.
Na sua opinião, quais serão os maiores desafios da sua BU?
Temos um somatório de desafios devida à altíssima complexidade de fabricarmos de forma eficiente produtos customizáveis que atendam a rigorosos requisitos normativos, de qualidade e de rastreabilidade, que serão instalados em ambientes com agentes corrosivos e explosivos, por ou para clientes com alto custo operacional e grande responsabilidade para a economia.
Todo desafio pode ser superado com sucesso, e assim como o Emerson, acreditamos que mudanças só são possíveis pela qualidade das pessoas quem compõem o time. Esse é o nosso maior ativo.
Agradecemos ao Emerson Esteves por compartilhar conosco sua valiosa experiência. Estendemos nosso agradecimento a todos os outros quatro gerentes das novas unidades de negócios da Polar, cujas entrevistas também enriqueceram nosso entendimento sobre a trajetória e as aspirações da empresa. A diversidade de experiências e insights desses líderes fortalecem ainda mais a nossa apreciação pela dedicação e excelência que impulsionam o sucesso contínuo da Polar.