Como aumentar a eficiência e reduzir riscos em Área Classificada

“Processos manuais, como o uso de papel e caneta, resultam na redução de vantagem competitiva”

Praticamente sem crescimento competitivo em nosso mundo globalizado isso reduz muito o crescimento e desenvolvimento na indústria A Tecnologia é o grande diferencial!

Manter funcionários, equipamentos, instalações e o ambiente a salvo de riscos de possíveis incêndios ou explosões é uma preocupação constante dos líderes e gestores nas indústrias onde materiais e substâncias inflamáveis ​​estão presentes o tempo todo. Extremo cuidado é essencial para quem trabalha em ambientes de alto risco chamadas de “Áreas Classificadas”. No entanto, a pergunta que não quer calar é: Existe um momento que o “extremo cuidado” começa a impedir as empresas em termos de evolução de eficiência, progresso e inovação?

A Resposta simples é : “Sim, em muitos casos, vimos empresas ainda usando papel e caneta em vez de introduzir tecnologias móveis, muitas vezes por medo de que os dispositivos portáteis esquentem ou façam faíscas e causem incêndio ou explosão”, processos manuais, como o uso de papel e caneta, resultam na redução de vantagem competitiva, praticamente sem crescimento competitivo em nosso mundo globalizado isso reduz muito o crescimento e desenvolvimento na indústria A Tecnologia é o grande diferencial!

Tablet X NI para Zona 2 e 22
Tablet Agile X NI para Zona 2 e 22

Faíscas e arcos elétricos voam por setores

A causa mais comum de incêndio no local de trabalho é o equipamento elétrico [1].

No Ambiente Industrial, falhas elétricas causam uma grande proporção de incêndios e podem iniciar repentinamente e se espalhar muito rapidamente.

Em março de 2018, por exemplo, uma falha elétrica suspeita causou um incêndio devastador em uma fundição de Brixham [2], causando danos substanciais ao edifício.

Mais recentemente, uma fábrica de produtos químicos do Reino Unido [3] foi incendiada devido a uma faísca entrando em contato com líquidos explosivos. Recentemente, a empresa foi condenada a pagar milhares de libras em honorários legais, além do custo de reconstrução de sua fábrica – e perda de receita.

A indústria de destilaria é outro exemplo excelente, onde uma pequena faísca pode causar um incêndio significativo. Um incêndio na destilaria perto de Birmingham fez com que mais de 200 pessoas fugissem de suas casas quando 70 bombeiros lutaram contra o inferno [4]. Um trabalhador de destilaria de 21 anos foi resgatado do incêndio, sofrendo 20% de queimaduras na cabeça, pescoço e mãos. O incêndio também destruiu o armazém, seus estoques e causou danos a carros e casas próximas. De acordo com o inspetor de SMS, que trabalhou no caso: “As empresas que não garantem a integridade de seus equipamentos críticos de segurança colocam seus funcionários, membros do público, serviços de emergência e todo o seu sustento em risco de danos graves. O mau gerenciamento de líquidos altamente inflamáveis ​​pode ter resultados catastróficos para indivíduos e empresas. ”

Estes são apenas alguns exemplos de incêndios significativos em ambientes perigosos, e ainda existem muitos mais entre os setores e em todo o mundo.

 

Dispositivos de trabalho intrinsecamente seguros

As empresas que ainda trabalham com papel e caneta em uma tentativa de evitar incêndios no local de trabalho podem introduzir dispositivos portáteis para aumentar a eficiência, sem o risco de faíscas ou aquecimento.

A BARTEC, trabalha com a Zebra Technologies para transformar seus dispositivos móveis ultra robustos em dispositivos certificados que podem ser operados com segurança em ambientes potencialmente explosivas. Essas  são normalmente áreas classificadas como:

Zona 1 / Divisão 1: Onde o risco de explosão está presente em condições normais de operação
Zona 2 / Divisão 2: Onde os riscos estão presentes apenas sob condições operacionais anormais
Os dispositivos portáteis da Zebra Technologies que modificamos aceleram a eficiência, fornecem precisão e simplificam os fluxos de trabalho, liberando tempo para a equipe e modernizando os locais de trabalho com risco de explosão. Esses dispositivos eliminam o uso de caneta e papel e atualizam os setores, fornecendo vantagens competitivas e insights profundos sobre o funcionamento de uma empresa.

Os dispositivos modificados são classificados como intrinsecamente seguros (IS) ou não acendíveis (NI). A principal diferença entre os dois tipos de equipamento é que os de circuitos NI são avaliados quanto à capacidade de ignição em condições operacionais normais, enquanto os circuitos IS são avaliados em condições de falha.

Intrinsecamente seguro (IS): o dispositivo é incapaz de ignição, mesmo no caso de até duas falhas independentes e pode ser usado em todas as classificações de áreas classificadas.
Não acendível (NI): o dispositivo é incapaz de ignição em condições normais de operação (sem falhas) e é restrito ao uso apenas nas Áreas Classificadas como Zona 2/22 e Div 2.

Coletor de dados (leitor de codigos de barras e QR) BCS-3600 IS e NI - Zona 1 e 2
Coletor de dados (leitor de codigos de barras e QR) BCS-3600 IS e NI – Zona 1 e 2

Estudo de caso: Empresa do ramo alimentício

Recentemente, trabalhamos com o líder em integração de sistemas VisionID e uma empresa de ingredientes alimentícios para entregar dispositivos BARTEC portáteis para suas fábricas. Agora totalmente instalados, eles fornecem uma plataforma estável e segura para compartilhamento de informações e relatórios, visibilidade de estoque em tempo real e maior eficiência em locais potencialmente perigosos em toda a Europa. Leia o estudo de caso na íntegra

Sobre a Bartec

Atravês da Polar no Brasil somos capazes de fornecer soluções móveis intrinsecamente seguras em uma ampla gama de setores em que podem ocorrer risco explosões, dentro os mercados de petróleo e gás e os setores químicos, petroquímicos e farmacêutico, destilarias, empresas de mineração e aeroportos – na verdade, em qualquer lugar em que exista um “Ambiente Potencialmente Explosivo”.

Também atendemos as Normas mais rigorosas e e de importância no mercado Ex para fabricação e modificar dispositivos móveis ultra robustos em dispositivos certificados Ex para atender a requisitos de mais rigorosos de segurança, incluindo ATEX, IECEx, NEC e INMETRO além de outros padrões específicos de cada país.

Contate-Nos

Você trabalha em um ambiente potencialmente explosivo e acredita que suas equipes podem se beneficiar com mais eficiência usando dispositivos móveis? Entre em contato com nossa equipe para obter soluções seguras para áreas perigosas aqui

A Polar Componentes Brasil é o seu parceiro ideal para dispositivos móveis em Área Classificada

Entre em contato através de nosso canais:

www.polarb2b.com

Polar E-commerce

vendas@polarb2b.com

 

Referências citadas no Artigo:

Fonte: https://bartecmobility.com/2020/06/how-hazardous-industries-can-eliminate-explosions-while-boosting-efficiencies/

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?