A Importância de Desenvolver uma Estratégia para Prensa-Cabos em Áreas Classificadas

A Importância de Desenvolver uma Estratégia para Prensa-Cabos em Áreas Classificadas

Matt Ogden, Especialista em Prensa-Cabos da Hawke International, o principal fabricante de prensa-cabos para áreas classificadas, discute porque é essencial para empresas que trabalham nesses cenários desenvolverem uma estratégia adequada para prensa-cabos e os fatores que devem considerar.

Os prensa-cabos são frequentemente considerados commodities, e sua importância é subestimada por aqueles que os descartam como sendo apenas pedaços de latão e borracha. No entanto, se os tomadores de decisão errarem suas estratégias para prensa-cabos, os equipamentos caros que os prensa-cabos têm a tarefa de proteger – que podem valer centenas de milhares de libras – podem falhar. Então, como eles podem estar certos?

Proteção

Os responsáveis pela aquisição geralmente selecionam equipamentos com base no custo, em vez de ouvir as recomendações dos departamentos de engenharia. Isso significa que muitos projetos acabam com prensa-cabos incorretos ou ineficazes. Se um prensa-cabos não estiver correto, existe um alto risco de entrada de água e poeira no equipamento que está protegendo, o que pode ter um efeito catastrófico.

Além disso, os prensa-cabos que estão acima ou abaixo do aperto podem danificar os cabos e não durar toda a sua vida útil. Um prensa-cabos apertado demais comprometerá as propriedades do cabo, e o tensionará. Isso limita o quão bem o prensa-cabos oferece proteção contra a penetração de poeira e água e apresenta um risco de explosão. Um prensa-cabos com pouco aperto também permitirá que poeira e água danifiquem o equipamento, além de serem passíveis de afrouxamento, criando risco de choque elétrico.

Com isso em mente, é importante investir em prensa-cabos que possuam guias de aperto integradas como padrão. Isso fornece ao instalador e ao inspetor dos prensa-cabos um indicador visual simples para mostrar que o prensa-cabos foi apertado corretamente com o diâmetro externo do cabo que está sendo instalado.

Vulnerabilidade do Cabo à Tração, Torção e Aperto

Dado que os cabos podem se soltar se ocorrer um incidente com o prensa-cabos, é fundamental instalar uma abraçadeira ou trava. Recomenda-se que as abraçadeiras sejam instaladas a 300 mm da extremidade de um prensa-cabo. Isso garante que, se ocorrer qualquer puxão, torção ou aperto extremos em um cabo, a abraçadeira forneça o alívio de tensão necessário para que não ocorram danos extras.

A falta de conhecimento, assim como o espaçamento no local, demonstra que muitas instalações não aderem a esse padrão. No entanto, existem inovações disponíveis que devem ser consideradas como parte de qualquer estratégia para prensa-cabos. De fato, desenvolvemos uma nova trava de espaço eficiente que pode ser aplicada a até 50 mm da extremidade de um prensa-cabos.

Facilidade de Instalação

O tempo que se leva para instalar prensa-cabos custa dinheiro, e a cada minuto que um engenheiro trabalha no local, os custos comerciais aumentam. Para reduzir esse custo, os engenheiros devem ser treinados e competentes em relação aos prensa-cabos que eles têm a tarefa de instalar. Ao escolher um prensa-cabos que vem com um serviço de treinamento completo, os engenheiros serão mais rápidos ao instalá-lo, economizando dinheiro.

Além dos custos referentes aos longos períodos de instalação, também é vital considerar a ameaça apresentada por prensa-cabos mal instalados. Falhas em equipamentos caros ocorrerão como resultado de práticas de instalação negligentes. Dado que, durante a vida útil de um produto, a manutenção é uma das maiores despesas, tudo deve ser feito para oferecer o máximo de proteção possível.

 

Inspeção

A inspeção é a maior despesa quando se trata de garantir que o equipamento esteja funcionando com eficiência e deve ser realizada de forma recorrente. A implementação de inspeções rigorosas e detalhadas garante que quaisquer falhas nos equipamentos sejam detectadas com antecedência, antes que elas tenham a chance de se agravarem e exijam mais dinheiro para o conserto.

Para inspecionar um prensa-cabos, o equipamento deve estar desligado. No entanto, neste momento, ele não está fazendo seu trabalho e, portanto, custando dinheiro ao negócio. Os tomadores de decisão devem, portanto, escolher prensa-cabos que sejam fáceis e rápidos de se inspecionar, limitando o dispendioso downtime incorrido.

Versatilidade

Os profissionais de instalação de equipamentos para áreas classificadas querem produtos versáteis. Embora prensa-cabos padrão sejam utilizados mais frequentemente do que os prensa-cabos de barreira, há muitas situações em que prensa-cabos de barreira são necessários. Exemplo: quando um cabo tem menos de três metros de comprimento. O que acontece muitas vezes é que um prensa-cabos padrão é especificado, chega no local e somente após isso se percebe que a instalação requer um prensa-cabos de barreira. Qualquer estratégia para prensa-cabos precisa estar atenta a isso.

Nós desenvolvemos um kit de conversão que oferece a quem instala prensa-cabos a possibilidade de solicitar um prensa-cabos com as duas aplicações. Isso fornece aos instaladores um prensa-cabos utilizável, não importando a natureza da instalação. Um prensa-cabos pode ser adquirido para ambas necessidades, padrão e de barreira, o que significa grande economia de recursos, flexibilidade de estoque e tranquilidade.

Peça Pequena, Diferença Grande

As áreas classificadas apresentam o maior número de testes de condições. Todo item do equipamento – por menor que seja – deve desempenhar com sucesso sua função. Isso inclui prensa-cabos, normalmente encarregados de proteger equipamentos extremamente caros. Ao desenvolver uma boa estratégia para prensa-cabos, as organizações que operam nessas áreas podem proteger-se contra danos, economizar dinheiro dos custos de instalação, inspeção e manutenção, e fornecer aos instaladores a versatilidade e o treinamento para trabalhar com eficiência. Por esses motivos, o investimento em uma estratégia adequada para prensa-cabos deve ser levado a sério, com os mais experientes fazendo parte da discussão desde o princípio.

A Hawke International é a fabricante líder de prensa-cabos para áreas classificadas. Para maiores informações visando a revisão da sua estratégia para prensa-cabos, visite www.hubbell.com/hawke, ligue para +44 (0) 161 830 6695 ou envie um e-mail para mogden@ehawke.com.

Fonte: LinkedIn

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?