Uma caixa aberta e fechada: design de mosquetão na prevenção de quedas

11 de Outubro de 2021

Em plataformas offshore de petróleo e gás, o trabalho em grandes alturas é comum. Os mosquetões são usados há muito tempo durante as operações de acesso por corda e para proteger equipamentos em altura – incluindo soluções de segurança, como redes de prevenção de quedas.
Os mosquetões prontos para uso, no entanto, não são projetados especificamente para os requisitos técnicos e de usabilidade exclusivos da prevenção de quedas ou uso em ambientes operacionais adversos, como o setor de energia offshore.
A Dropsafe sempre foi além das melhores práticas aceitas para garantir os mais altos níveis de segurança e usabilidade. Essa abordagem crítica resultou no design do mosquetão Trisafe™, um mosquetão reimaginado que oferece segurança extra para as novas redes da Dropsafe. Usando um mecanismo inovador de ação tripla, o Trisafe evita a abertura acidental e, portanto, reduz a probabilidade de erro humano.
Conversamos com Mike Rice, diretor comercial da Dropsafe, e o engenheiro de design de produto Luke Richie, para explorar como os mosquetões eram normalmente usados na prevenção de quedas e dar uma olhada nos bastidores do desenvolvimento do mosquetão Trisafe™.

Mosquetões na Indústria de Óleo & Gás

Os mosquetões agora são implantados rotineiramente em indústrias como a de energia, para amarrar redes de segurança a acessórios, mas nem sempre foi caso. Historicamente, pessoas costumavam utilizar parafusos em U e manilhas para prender soluções de segurança nas estruturas; um mecanismo comumente usado era a manilha de duas peças. Isso criou mais desafios, pois exigia uma ferramenta para abrir e fechar, aumentando os riscos de queda quando usado em altura.
Na época, o mosquetão tradicional era um componente fácil de adquirir, tanto em caixas quanto em outros produtos de prateleira. No entanto, o design dos mosquetões não refletiu as realidades enfrentadas pelos técnicos offshore.
Da mesma forma, o uso de mosquetões mal fabricados para prevenção de quedas na indústria offshore, pode comprometer a segurança dos trabalhadores. Os mosquetões iniciais usados pelos operadores não tinham travas de parafuso, apenas um mecanismo de abertura de ação única. O travamento reverso por fios e vibração pode levar à abertura desses mosquetões, reduzindo a eficácia da solução geral.
Embora sejam fatores importantes, a Dropsafe identificou o erro humano como o principal obstáculo para melhorar a segurança dos mosquetões nas soluções de prevenção de quedas. Mike Rice explica:
“Os técnicos de manutenção são profissionais altamente capacitados e competentes, mas são humanos e, como todo ser humano, eles não são infalíveis. Eles podem, ocasionalmente, não apertar totalmente as travas dos parafusos do mosquetão. Em ambientes offshore, o clima frio e as luvas de proteção volumosas podem agravar o problema, reduzindo a destreza manual. Ao usar soluções com parafusos complicados e apertados, travar e destravar o mosquetão várias vezes pode se tornar rapidamente frustrante, aumentando a chance de uso incorreto do mosquetão.”

Qual foi o processo de P&D para o mosquetão Trisafe™?

A Dropsafe já havia adaptado o mosquetão padrão para incorporar uma trava de parafuso e mola adicionais, adicionando um nível adicional de segurança à sua rede. Por meio do envolvimento contínuo do setor, no entanto, ficou claro que ainda havia outras oportunidades para reduzir o erro humano.
Mike lembra: “Ouvimos atentamente as frustrações que os profissionais de plataformas tiveram com os mosquetões em geral. Antes da pandemia, éramos muito ativos no circuito de conferências de O&G e, em 2019, a discussão sobre mosquetões para amarração de ferramentas estava crescendo em destaque.”
“Era importante obter o feedback do setor de engenheiros e do pessoal de acesso por corda em todos os setores, incluindo o setor de geração de energia, mineração e energia. Colocamos o foco no lançamento do melhor produto possível, em vez de entregar com uma escala de tempo arbitrária. O Trisafe™ é o resultado cumulativo de quase 40 iterações, impulsionadas e refinadas pela usabilidade e resultados de testes.”
O inovador design integrado de alavanca dupla do Trisafe™ foi possibilitado por técnicas avançadas de fabricação, demonstrando a inovação contínua nas melhores práticas de prevenção de quedas desbloqueadas por novos materiais e conhecimento de engenharia.
Luke elabora: “Ficamos empolgados em usar os mais recentes processos de moldagem por injeção de metal. Isso significa que podemos criar uma forma complexa e um mecanismo de operação que não poderia ser alcançado com os métodos tradicionais. Produzir uma forma específica de alta tolerância seria muito trabalhoso com CNC, mas, usando aço inoxidável 316 de alta qualidade, o MIM mantém a resistência alta e o peso baixo.”

Erro humano fora da Prevenção de Quedas

O mosquetão Trisafe™ foi projetado para antecipar e enfrentar os desafios do mundo real enfrentados por profissionais industriais para oferecer suporte a uma melhor prevenção de quedas. Criticamente, o Trisafe™ é ideal para uso seguro em altura e é um componente chave do novo Dropsafe Net.

Seus principais recursos, impulsionados pelo extenso processo de P&D da Dropsafe, incluem:

– Operação com uma única mão para permitir um uso mais seguro, especialmente por técnicos de acesso por corda;
– Instalação sem ferramentas para eliminar a criação de riscos adicionais de Quedas;
= Permite que o Dropsafe Nets agora use um Trisafe em vez de dois mosquetões, tornando a instalação mais intuitiva;
– Uma mola de travamento automático e mecanismo simples de tripla abertura para reduzir significativamente o erro humano, mesmo em condições de frio, umidade e vento;
– Possui um design integrado para evitar desmontagem ou afrouxamento inadvertido.
– Projetado especificamente para se conectar ao novo fio Dropsafe Choke Plate, garantindo fácil instalação e segurança adicional para o novo Dropsafe Net.

Mike conclui: “À medida que fornecemos redes para clientes em todo o mundo, nos concentramos em combinar esse fator de segurança e redução de erros humanos com facilidade de uso e instalação. Nosso objetivo era eliminar o erro humano, alcançando um equilíbrio entre o nível de segurança e o nível de usabilidade. Fundamentalmente, o novo Dropsafe Net é tão bom quanto o componente mais fraco, portanto, garantir que cada parte da solução seja líder do setor foi fundamental.”

 

Para saber mais sobre o novo Dropsafe Net, e como o mosquetão Trisafe adiciona um nível adicional de segurança, visite a página do produto aqui.

Leia o artigo original na Dropsafe: https://dropsafe.com/news/2021/11/30/when-one-size-doesnt-fit-all

You cannot copy content of this page

×

Atendimento

× Fale conosco e tire suas dúvidas!