Com o aumento de 41% em incidentes de quedas de objeto, quais medidas o setor eólico deve tomar?
Os incidentes de quedas de objetos no setor eólico offshore aumentaram dramaticamente nos últimos 12 meses. Dados da G+, a organização global de saúde e segurança para a indústria eólica offshore, mostraram que os incidentes de quedas de objetos aumentaram 41% em 2021.
Houve um total de 113 incidentes envolvendo quedas de objetos na indústria no ano passado, contra 80 incidentes no ano anterior, sendo o total de 2021 o segundo mais elevado de sempre.
Incidentes altamente perigosos em ascensão
É preocupante que o número de incidentes de alto potencial (ALPO) (um quase acidente ou outro incidente com forte potencial para causar uma fatalidade, ferimentos que tiram a vida, danos importantes ao equipamento ou bens, danos ambientais graves, ou perdas operacionais significativas) tenha aumentado 88% em 2021.
Um total de 42% dos incidentes registados em 2021 foram incidentes de ALPO.
Em relação aos locais de incidentes com queda de objetos, as turbinas foram a principal categoria de área de incidentes, representando metade de todos os incidentes, seguidos pelos navios. Mais especificamente, os incidentes podem ocorrer nas fundações, na nacela, ou nas pás, na torre, ou nas embarcações de instalação e serviço. Podem também ocorrer durante operações normais, por exemplo, se uma parte escondida da maquinaria sofrer corrosão severa ao longo do tempo e, consequentemente, cair da instalação.
Quais são as causas dos incidentes com queda de objetos na energia eólica offshore?
Os incidentes de queda de objetos em parques eólicos offshore podem ser causados por vários fatores, incluindo:
- Processos operacionais inadequados
- Erro humano
- Fatores ambientais
Os incidentes podem acontecer em qualquer altura, mas ocorrem mais frequentemente durante a instalação, manutenção ou desativação dos parques eólicos.
Grande preocupação com os riscos crescentes
É fundamental aumentar a sensibilização e incentivar a pro atividade em relação à questão da queda de objetos na indústria eólica offshore. Quanto mais a questão for discutida, maior será a probabilidade de as partes relevantes tomarem nota e atuarem.
Além de garantir uma engenharia de alta qualidade e uma manutenção correta e regular do equipamento, as empresas eólicas offshore também têm de ser proativas, equipando as suas equipas de instalação e manutenção, bem como as próprias instalações para se protegerem suficientemente contra o risco.
É necessário fazer mais para resolver o problema
À medida que a indústria se expande, com os dados que mostram que os incidentes de queda de objetos no setor estão aumentando, as empresas precisam trabalhar mais para lidar com o risco de queda de objetos e adotar medidas preventivas adicionais para reduzir ou eliminar os riscos associados.
A divulgação e a coleta de dados relativos ao risco de queda de objetos estão a melhorar e continuará no mesmo ritmo. As empresas envolvidas na energia eólica offshore têm a oportunidade de atuar como pioneiras na segurança da indústria ao:
- Aceitar o desafio de prevenir incidentes com queda de objetos.
- Acelerar a adoção das melhores práticas adquiridas em outros setores, como petróleo e gás offshore.
- Avançar com a melhoria do desempenho de segurança através da instalação de tecnologia inovadora de prevenção de quedas, como a fornecida pela Dropsafe.
Benefícios da prevenção de quedas de objetos para a sua empresa
Os benefícios da implementação de métodos inovadores de prevenção de quedas de objetos são numerosos. As empresas que o fizerem evitarão a perda potencial de vidas ou ferimentos graves em técnicos e empreiteiros e evitarão danos dispendiosos a sua reputação corporativa e finanças.
Ao adotar uma abordagem de melhores práticas, as empresas também podem diferenciar-se e ganhar vantagem comercial numa indústria foco crescente na melhoria dos padrões.
Fonte: https://dropsafe.com/news/2022/11/23/rise-in-offshore-wind-drops