Webinar Ex Polar – Módulo 1 – Ferramentas hidráulicas certificada para atmosferas explosivas

Pergunta:
Polar, vcs entendem necessidade de certificação EX para utilização de equipamento mecânico (hidráulico) em Zona I GLP ? Possuem certificado Ex Inmetro ?

 

Resposta:

Sob o ponto de vista legal, no presente momento, existe no Brasil, emitida pelo Inmetro (Portaria 0179/2010), a obrigatoriedade de certificação apenas de equipamentos elétricos sobre atmosferas explosivas.

Sob o ponto de vista legal sobre Normas Regulamentadoras da Secretaria do Trabalho, a NR-37/2018 (Segurança e saúde em plataformas de petróleo) requer a avaliação de equipamentos mecânicos utilizados em áreas classificadas, de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 80079-36 (Atmosferas explosivas – Parte 36: Equipamentos não elétricos para atmosferas explosivas – Métodos e requisitos básicos), para instalações marítimas.

Desta forma não existe a obrigatoriedade de certificação de ferramentas hidráulicas para utilização em áreas classificadas, sob o ponto de vista dos requisitos do Inmetro.

O que pode ser verificado na prática é que estas ferramentas hidráulicas são utilizadas em áreas classificadas sob um regime de Permissão de Trabalho, na qual é prevista a monitoração do nível de explosividade do local onde será realizado o serviço, de forma a confirmar que a área está livre de gases inflamáveis durante o período de execução dos trabalhos. Esta monitoração de explosividade é feita normalmente por detectores portáteis de gases inflamáveis.

Os detalhes para este tipo de Permissão de Trabalho estão especificados no Anexo B da Norma ABNT NBR IEC 60079-14 (Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas – Anexo B: Orientação para procedimento de trabalho seguro para atmosferas explosivas de gás).

Os equipamentos e dispositivos elétricos que são normalmente utilizados para o sistema de acionamento e pressurização hidráulica destas ferramentas manuais hidráulicas não são certificados, requerendo que a sua utilização em área classificada seja feita somente com base neste tipo Permissão de Trabalho com monitoração da ausência de explosividade.

Para utilização deste tipo de ferramentas hidráulicas em plataformas de petróleo podem também ser utilizados estes mesmos requisitos de Permissão de Trabalho acima indicados. Alternativamente podem ser utilizadas ferramentas hidráulicas com certificação “Ex”, como por exemplo com marcação com os tipos de proteção Ex “h” (Norma ABNT NBR ISO 80079-36) ou Ex “c” (Norma ABNT NBR ISO 80079-37).

 

Atenciosamente,

Roberval Bulgarelli

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?