Perguntas e Respostas Webinar Ex – Parte 1

1- Como identificar Radio Frequência ou Ondas Magnéticas como fontes de ignição?

 

Os requisitos sobre instalações em atmosferas explosivas envolvendo fontes com radiação eletromagnética são detalhados Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 (Atmosferas explosivas Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas) – Seção 6.7 (Radiação eletromagnética), em particular na Seção 6.7.2 (Radiofrequência recebida em áreas classificadas).

Naquela Norma são estabelecidos limites de potência (W) e de energia (microjoules) para radiofrequência em áreas classificadas, dependendo do Grupo de gases da área classificada (I, IIA, IIB, IIC ou III). Estes requisitos são oriundos da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-0 (Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamento – Requisitos gerais).

Naquela Norma é indicado que Informações adicionais sobre a aplicação de fontes irradiantes de alta potência para sinais comerciais normais e a distância da planta em áreas classificadas podem ser encontradas na CENELEC CLC/TR 50427 (Assessment of inadvertent ignition of flammable atmospheres by radio-frequency radiation – Guide). Os resultados indicados neste Relatório Técnico são com base em extensivos dados e experiência de campo.

 

2-Há um órgão responsável por liberar ou vetar o start de uma área classificada, a fim de garantir que não entre em operação sem que os equipamentos possuam proteção Ex adequada e a instalação esteja realizada em conformidade com a NBR 60079-14?

 

Existem órgãos públicos com competências para fiscalizar, inspecionar, auditar, liberar ou vetar a partida de instalações em atmosferas explosivas, incluindo sistemas de processo em unidades industriais de refinarias de petróleo, instalações de unidades de produção de álcool (etanol), terminais de combustíveis, plataformas offshore de perfuração ou produção de petróleo e gás e navios do tipo FPSO (Floating Production, Storage and Offloading).

Podem ser citados como exemplos destes Órgãos Governamentais a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e a Secretaria do Trabalho.

 

3-Existem cabos de potência e instrumentação específicos para área classificada?

 

Os requisitos de especificação e instalação de cabos em áreas classificadas estão detalhados na Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14 (Atmosferas explosivas – Parte 14: Projeto, seleção e montagem de instalações elétricas).

Podem ser citados como exemplo de especificações técnicas para cabos a serem instalados em atmosferas explosivas, dentre outros, a resistência superficial de capas mínima de 8.5 MPa e serem encapados com material termoplástico, termofixo ou elastomérico. Estes cabos devem ser circulares e compactos, possuir capa e material de preenchimento (se existente) extrudados e não higroscópicos.

Além disto, o Anexo E (Ensaio de respiração restrita para cabos) apresenta um procedimento simples de testes de cabos, a ser executado pelos usuários, empresas de montagem ou fabricante dos cabos, sobre estes serem ou não “compactos”.

Não existem necessariamente cabos “específicos” para áreas classificadas. Existem no mercado cabos que atendem aos requisitos técnicos para utilização em áreas classificadas, tanto em instalações fixas como móveis.

Podem ser encontrados no mercado fabricantes de cabos que indicam, em seus catálogos, o atendimento aos requisitos da Norma IEC 60079-14, facilitando a sua aplicação por parte dos usuários ou proprietários das instalações “Ex”.

De qualquer forma cabe aos usuários ou proprietários das instalações “Ex” a verificação do atendimento dos cabos instalados de acordo com os requisitos da Norma Técnica Brasileira adotada ABNT NBR IEC 60079-14, a qual deve ser de conhecimento e aplicação obrigatória por parte das empresas e dos profissionais envolvidos com serviços de projeto, seleção de equipamentos “Ex” e montagem de instalações em atmosferas explosivas.

 

Módulo 1: Respostas às perguntas elaboradas no dia 16/04/2021, no período das 14h10 às 16h40.

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?