A Infraestrutura de Video Conferência em Área Classificada

Introdução
Publicamos anteriormente um artigo com foco no valor dos dispositivos móveis, redes sem fio e videoconferência móvel para Áreas Classificadas. Você precisa considerar dispositivos móveis, redes sem fio, videoconferência móvel mas também a infraestrutura como uma solução completa. Sem redes, seus dispositivos de video móvel possuem limitação de valor. Este artigo vai focar em como tudo deve unir-se, a infraestrutura que você precisa para uma bem sucedida implantação de Sistemas de videoconferência móvel e dispositivos móveis. Você já ouviu palavras diferentes como VMRs (Virtual Meeting Rooms), SIP, Cloud. Queremos mostrar o que isso significa na prática. As perguntas que gostaríamos de responder serão: Que tipo de rede é necessária? Como configurar a rede e os dispositivos para garantir a facilidade de uso e de alta qualidade? E quanto ao aspecto de segurança? Que hardware e software eu preciso adicionalmente? Este artigo é, portanto, subdividido em seções que incluem, Wi-Fi, VMRs, protocolos de Video Media , segurança e fones de ouvido. Também daremos recomendações sobre como criar sua configuração.

Wi-Fi para áreas Classificadas
A Video Conferência Móvel depende de redes Wi-Fi de alta qualidade para permitir que o usuário se mova

Câmera móvel Orbit X para Área Classificada

livremente em torno das instalações e alcançar a máxima utilização. Como a videoconferência móvel é freqüentemente usada para solucionar problemas e sessões de serviço, a rede deve ser capaz de alcançar todas as áreas potenciais problemáticas. O padrão 802.11abgn mais recente permite uma melhor cobertura, maior largura de banda e segurança. As redes MESH Inteligentes baseadas em controladores também permitem uma roaming mais fácil entre os pontos de acesso, permitindo uma melhor mobilidade. Em suma, você precisa de uma rede que suporte:

  • 802.11g ou superior
  • Antenas MiMo
  • Faixa dupla (2,4 Ghz e 5 Ghz)
  • Mínimo de 2 Mbit
  • Roaming entre pontos de acesso
  • Canais Múltiplos

 

Nós temos um artigo para Wi-Fi separado para Áreas Classificadas: https://polarb2b.com/wi-fi-para-area-classificada

Espinha Dorsal da Rede (Backbone)
O Wi-Fi precisa se conectar a uma rede de alta velocidade para acomodar vídeos de alta qualidade. Recomendamos

Infraestrutura de rede

fibra, uma vez que tem largura simétrico de banda para cima e para baixo. As redes de fibra também são uma prova futura, já que elas podem acomodar mais facilmente as demandas do futuro. Conexão de rádio, 3G, 4G e até mesmo conexões via satélite também pode ser usado, mas a limitação é muitas vezes largura de banda e disponibilidade da rede. Independentemente do backbone (rub principal de rede de alta velocidade), ou ligação à Internet, recomendamos pelo menos 4 Mbit para cima e para baixo para usar vídeo de alta qualidade em dispositivos móveis. Leia mais sobre requisitos de largura de banda mínima para videoconferência de alta qualidade; https://www.pixavi.com/company/technologies/bandwidth-requirements-for-mobile-video-conferencing-telepresence/

Modelos de protocolos de Comunicação e Salas de Conferência tem sua importância

 

SIP Vs H.323 Vs Soluções Proprietárias
Esses protocolos estão negociando uma chamada de vídeo, de comum acordo entre os dispositivos e garantindo que eles encontrem um terreno comum ou mínimo comum de codecs, camadas de transporte e mídia a serem enviados entre si. O mesmo é feito pelo Skype e pelo Lync, mas como eles apenas chamam usuários entre si em sua própria rede, eles geralmente têm um numero menor de casos de uso para lidar, uma vez que as variações de mídia, sistemas operacionais e tipos de dispositivos são limitadas. Eles padronizaram um conjunto de recursos que cada produto oferece e, principalmente, devem garantir que as versões do software sejam compatíveis e que os dispositivos suportem largura de banda suficiente. Para videoconferência de alta qualidade, segura e criptografada para empresas, são o SIP e o H.323, que são os protocolos mais comuns. A mídia de vídeo normalmente é H.264, mas agora já começamos a ver suporte para o H.265.
Preferimos o SIP (Session Initiation Protocol), pois ele é feito para comunicação baseada em IP e Internet (IETF), enquanto o H.323 é proveniente da ITU e é claramente um complemento para redes ISDN e telefônicas antigas. O SIP é independente da mídia e, mais aberto, permite a interoperabilidade entre dispositivos de muitos fabricantes diferentes. O SIP se concentra na simplicidade, independente da camada de transporte, escalabilidade da rede, extensibilidade e integração. Além disso, o SIP é mais legível e é mais fácil desenvolver software de suporte e logs de chamadas de depuração.

Para fazer uma chamada, você precisa estar registrado em um servidor SIP ou H.323. O servidor SIP é um quadro de distribuição que conecta chamadas SIP e as direciona por uma rede, garantindo que a chamada seja feita no ponto final correto. Ele também contém dados de presença, permitindo que você saiba se o seu dispositivo está online, disponível ou ocupado em outra chamada. Você precisa definir as configurações SIP dos dispositivos antes de começar a usar o vídeo para celular. Isso pode ser feito de maneira fácil e rápida através do Collaboration X. A BARTEC PIXAVI possui nossa própria solução de registrador SIP que você pode usar, ou você pode configurá-lo com um TMS ou similar. Quando isso terminar, você poderá ver no aplicativo SIPIDO se estiver conectado, deslizando para a direita e ver se diz “Online” no menu “Status”.

Independentemente do protocolo ao qual seu dispositivo e sua rede estão configurados, você ainda pode usar uma VMR (sala de reunião virtual) que garante automaticamente que todos os dispositivos e protocolos possam se comunicar. Um VMR facilita muito o uso e a configuração de um sistema de videoconferência. Ele permite que vários protocolos, sistemas e tecnologias sejam atendidos, sem a preocupação de garantir que você tenha dispositivos de videoconferência interoperáveis. A chamada do Lync ou do Skype for Business para um dispositivo SIP é possibilitada por um VMR. Especialmente para chamadas externas e chamadas para dispositivos em outras redes, um VMR é a resposta para uma implantação sem complicações. Em resumo, um VMR geralmente pode resolver completamente todas as suas opções de rede, interoperabilidade e configuração, mais sobre isso a seguir.

Salas de reunião (VMRs e MCUs)

A videoconferência tradicional exigia chamadas entre dois terminais compatíveis, cada um enviando o mesmo tipo de mídia ou pelo menos um tipo de mídia que os dois terminais pudessem decodificar. O fluxo de mídia foi criptografado algumas vezes, algumas vezes codificado e frequentemente fora de sincronia. O vídeo ou o áudio costumava ser bloqueado por firewalls. Surgiu a necessidade de um hub central, capaz de negociar e administrar a mídia. As MCU (unidades de controle multiponto) foram a solução dos anos 2000. O MCU era um servidor de vídeo dedicado que podia lidar com muitos tipos de mídia de várias fontes e garantir que todos os terminais tivessem todo o vídeo e áudio em um formato que eles pudessem trabalhar. Os MCUs foram abertos para chamadas com várias partes, tendo até 32 ou mais participantes (pontos de extremidade) em uma chamada. Como todos chamavam e sempre recebiam um fluxo de mídia conhecido de volta, ele resolveu muitos dos problemas de firewall, que normalmente impediam a entrada de mídia desconhecida na rede. Também reduz a tensão na rede, que se abre para melhores experiências.

O problema com esses dispositivos era que eles eram caros e frequentemente proprietários. O advento de processadores mais rápidos e redes de alta velocidade abriu uma oportunidade para criar esses MCUs em software que pode ser executado em qualquer servidor, mesmo servidores que não foram otimizados para vídeo. Isso reduziu drasticamente os custos e hoje vemos essas soluções como o futuro da videoconferência para sessões de mais de 2 participantes.

Os fornecedores de tecnologia para VaaS (vídeo como serviço), registro SIP e VMRs incluem:

  • Pexip
  • Acano (agora parte da Cisco)
  • MCU1
  • Bluejeans
  • Videxio

A tecnologia dos fornecedores mencionados acima está disponível na maioria dos VARs de videoconferência (revendedores de valor agregado) ou integradores. A adição de dispositivos móveis BARTEC PIXAVI a uma implantação de videoconferência está facilmente disponível, pois suportamos os padrões do setor. Toda organização que deseja implantar mais de uma unidade de telepresença móvel ou mais de um escritório que deseja se conectar a ela deve adotar essa tecnologia, pois é flexível, segura e fácil de usar. Você só precisa configurar um número para o qual todos chamam, ignorando muitos problemas de configuração e interoperabilidade. Para o Orbit X, esta é a solução ideal, pois você pode configurar o VMR para ser o “número predefinido” no qual o Orbit X disca ou definir o Orbit X para “resposta automática” e chamá-lo na sala de reuniões.

Dispositivo Impact X: Smartphone para Área Classificada

 

Nuvem vs. Hospedado (no local)

CollaborationX – Software de Colaboração de Video Bartec

As VMRs precisam estar hospedadas em algum lugar. Muitas organizações preferem a nuvem, pois não há manutenção, investimento e maior escalabilidade em uma solução em nuvem. Com a segurança e criptografia de hoje, os dados e a comunicação também são seguros. O custo mensal de SaaS geralmente é um TCO (custo total de propriedade) muito menor comparado a ter algo no local. Um provedor de nuvem, por exemplo, VMRs também atualiza constantemente o software, solucionando bugs e garantindo que a qualidade esteja melhorando para cada versão do software. Os fornecedores oferecem nuvens públicas e privadas. Para as PME, a nuvem pública geralmente é a melhor opção, enquanto os clientes maiores normalmente negociam soluções de nuvem privada. Os fornecedores também oferecem diferentes níveis de suporte que atendem às necessidades de cada cliente. A BARTEC PIXAVI tem uma longa experiência com soluções em nuvem e cooperamos com parceiros que oferecem essas soluções. Recomendamos soluções de nuvem pública para nossos clientes e soluções de nuvem privada para empresas com requisitos de segurança mais rigorosos. Também podemos fazer a instalação no local de nossos serviços em nuvem, SIPIDO e Collaboration X. Entre em contato conosco para obter mais informações.

Técnico de TI antenado na Tecnologia em constante Mudança

WebRTC

Comunicação em tempo real na Web

O WebRTC (Comunicação em tempo real na Web) surgiu como uma nova e empolgante tecnologia, permitindo aos usuários obter vídeos de alta qualidade diretamente no navegador. Até o momento, apenas o Chrome e o Firefox têm suporte, mas a comunidade está crescendo. O WebRTC não requer nenhuma instalação. No entanto, em alguns casos, você precisa adicionar um plug-in ou extensão ao seu navegador para garantir que toda a funcionalidade esteja em vigor. O WebRTC é fácil de usar (você só precisa de um navegador e um link ou login), a qualidade do vídeo e do áudio é boa (alguns provedores oferecem 1080p), a segurança é imposta e os dados são criptografados. recursos mais avançados, como o compartilhamento de tela, serão adicionados por vários navegadores em breve. Mais informações sobre o WebRTC aqui. Para obter interoperabilidade SIP com o WebRTC, use um VMR que ofereça suporte às duas tecnologias.

Problemas típicos de rede
A videoconferência depende da rede que transporta o vídeo e o áudio. A rede que você usa precisa ter portas SIP e portas RTP abertas para o tráfego bidirecional para que a chamada seja iniciada. Se você estiver usando o compartilhamento de Wi-Fi ou um modem Wi-Fi de uma operadora de rede móvel, as portas SIP geralmente são bloqueadas. Também vimos que alguns ISPs também estão bloqueando essas portas. Verifique com seu provedor se as portas SIP 5060 e 5061, portas RTP / RTCP 7050-7053 estão abertas ou não. Uma situação alternativa é onde o registro SIP funciona, mas você não pode fazer uma chamada. A causa pode ser que alguns firewalls permitem áudio, mas não vídeo.

Se você tem uma rede ruim, a qualidade geral é reduzida. Até o melhor sistema de videoconferência sofrerá quando as condições da rede forem ruins. Problemas típicos incluem pixelação, perda de pacotes, tremulação e latência. Além disso, se você estiver testando ou testando em um ambiente de escritório, em uma cidade ou em um parque de escritórios, provavelmente haverá muitas redes Wi-Fi e, portanto, muita interferência e ruído. A qualidade da chamada pode, por vezes, ser decepcionante. Frequentemente, a qualidade é muito melhor à noite ou de manhã cedo, quando as redes não são tão utilizadas por outros dispositivos. Felizmente, a maioria das instalações remotas de vídeo móvel é feita em locais remotos onde esses problemas são mínimos. Todos esses problemas estão relacionados à rede e Wi-Fi, algumas práticas recomendadas incluem:

  • Use um ponto de acesso moderno (consulte o primeiro capítulo)
  • Verifique se você está conectado ao ponto de acesso Wi-Fi mais próximo e mais poderoso
  • Ter uma rede Wi-Fi dedicada para vídeo móvel (nenhum outro dispositivo móvel ou computador conectado)
  • Usando rede de 5 Ghz quando disponível
  • Reduza a resolução e a taxa de quadros para testar a capacidade da rede
  • Mova o dispositivo móvel lentamente, evite movimentos bruscos

Fones de ouvido Bluetooth
Recomendamos o uso de fones de ouvido Bluetooth EX Zone 1 com nossos dispositivos. Você poderá desfrutar de

Fones Bluetooth para Área Classificada

maior mobilidade e operação com as mãos livres. Os fones de ouvido estão disponíveis nas versões de protetores auriculares montados na cabeça ou no capacete, não muito diferentes dos usados ​​para comunicação tetra-UHF. Esses fones de ouvido se conectam como fones de ouvido “normais” ou sistemas de som bluetooth para carro. Você precisa configurar o fone de ouvido para ser detectável e localizá-lo no menu de configurações do bluetooth do telefone. Uma vez conectado, ele será emparelhado e você poderá usar os fones de ouvido nas chamadas de vídeo e áudio. Recomendamos fones de ouvido da Sensear e 3M / Peltor. Ambos foram testados com nossos dispositivos. Você os conecta usando o menu de configurações do bluetooth (Impact X e Gravity X) e usando o aplicativo Orbit X (Orbit X).

 

Implantação de última geração
A implantação de videoconferência móvel de última geração consiste em uma rede Wi-Fi moderna e bem projetada, conexão de banda larga de fibra óptica de alta velocidade, dispositivos móveis da BARTEC PIXAVI e uma solução VMR de um fornecedor experiente. Com essa configuração, você pode acessar seus ativos móveis de qualquer lugar.

Tecnologia de Redes

Como a rede Wi-Fi, o VMR e o dispositivo móvel suportam SIP e WebRTC, você pode facilmente se conectar a eles no sistema e nas salas de videoconferência, painéis de controle, tablets, notebooks e desktops. Use os fones de ouvido e acessórios Sensear ou Peltor bluetooth EX da BARTEC PIXAVI, bem como suporte e manutenção, fornecendo consultoria e assistência incluídas em sua implantação. Se você possui sistemas de videoconferência Cisco, Polycom, Sony ou LifeSize, pode obter a melhor experiência de qualidade ao permitir o fluxo de vídeo de 1080p, 30 FPS diretamente na tela grande. Recomendamos os seguintes provedores de terminal de videoconferência dedicados:

 

  • Cisco
  • Tandberg (agora Cisco)
  • Polycom
  • LifeSize

Temos um laboratório de interoperabilidade em nosso escritório, garantindo compatibilidade com os terminais e MCUs mais usados ​​das marcas mencionadas acima. Os dispositivos BARTEC PIXAVI suportam SIP e, portanto, podem ser usados ​​com o Cisco TMS (funcionalidade SIP limitada). Se você tiver alguma dúvida sobre sua implantação, entre em contato conosco!

Do ponto de vista de TI, você deseja manter um alto nível de segurança, disponibilidade e flexibilidade dos dispositivos móveis. Um sistema de gerenciamento de vídeo como o Collaboration X garante que todos os dispositivos estejam configurados corretamente e que as políticas de segurança necessárias estejam em vigor. Além disso, se um dispositivo for perdido, você poderá excluir todo o conteúdo remotamente. Você pode baixar imagens e vídeos tirados com os dispositivos remotamente. Em resumo, você pode configurar e gerenciar facilmente todos os dispositivos em um local central. O uso do Collaboration X reduzirá a necessidade de suporte de TI e liberará tempo para usuários e gerentes de TI! Confira a solução para seus próprios dispositivos em www.collaboration-x.net!

CollaborationX da Bartec

Testamos e implantamos uma ampla gama de soluções, provedores de serviços e tecnologias. Recomendamos soluções dos seguintes fornecedores.

Software e serviços                                                                     Hardware

  • Pexip (e parceiros Pexip implantando o produto da Pexip)
  • Acano (e parceiros da Acano implantando o produto da Acano)
  • MCU1.com
  • BlueJeans
  • Sensear Bluetooth EX headsets
  • Pontos de acesso Wi-Fi da Cisco (3600 ou mais recente)
  • Pontos de acesso sem fio Rucus Wi-Fi
  • Pontos de acesso Wi-Fi da Zebra / Motorola

Prova futura
Como a tecnologia está se desenvolvendo rapidamente, é importante escolher a tecnologia a ser implantada em áreas perigosas, com sabedoria. Você precisa estar em um sistema operacional atualizado e moderno, para ter acesso a uma ampla variedade de recursos de segurança e software. Caso contrário, seu investimento poderá se tornar obsoleto e causar um risco de segurança em apenas 6 meses. Ter um produto orientado para o futuro seria muito benéfico. Muitos dos dispositivos móveis de hoje estão executando software legado, que há muito foi descontinuado, pelo desenvolvedor original. Tudo isso causa um risco significativo à segurança. Portanto, a BARTEC PIXAVI se esforça para ser uma prova futura. O software e o hardware foram projetados para atender às demandas de amanhã. Estamos melhorando continuamente nossos produtos para garantir que os aspectos de segurança e a experiência do usuário sejam os melhores. Acompanhando os desenvolvimentos futuros em tecnologia e na indústria, é possível prever o que está por vir. Aprender o que nossos clientes sentem e pensam em relação ao futuro também é fundamental para nós. Ao fazer isso, garante uma implementação fácil e segura dos dispositivos móveis BARTEC PIXAVI em uma rede.

Saiba mais sobre nossos produtos ou entre em contato conosco se quiser uma demonstração!

Fonte: https://www.pixavi.com/mobile-video-conferencing-and-telepresence-infrastructure/

Traduzido por Gunnar Reis

×

Atendimento

× Precisa de ajuda?